Saiba quais são os melhores revestimentos para utilizar em fachadas modernas!

Saiba quais são os melhores revestimentos para utilizar em fachadas modernas!

As fachadas modernas são ótimos recursos para valorizar um projeto de forma definitiva, porque um dos princípios da estética moderna é a valorização de traços atemporais e funcionais. Logo, casas, edifícios e outras construções que têm esse repertório permanecem com o frescor de recém-construídas.

Evidentemente, ao longo do tempo podem surgir atualizações. No entanto, ao utilizar as fachadas modernas minimalistas, por exemplo, exceto se você, de fato, quiser uma mudança radical, é menos comum os custos com grandes reformas.

Para quem deseja saber as melhores soluções, tendo autonomia para criar com originalidade, ao trabalhar com a fachada moderna é preciso entender os revestimentos indicados para isso. Ao final da leitura deste texto, você conhecerá o essencial para se dar bem ao projetar e pôr em prática as fachadas modernas. Acompanhe!

O que são as fachadas modernas?

O estilo de um prédio ou projeto é rapidamente visualizado ao olhar o lado principal do seu exterior, onde fica a entrada. Isso, em conjunto com os outros lados, tem, inclusive, a capacidade de assegurar a valorização do imóvel, acima da média, ao longo dos anos.

A fachada moderna é um recurso convidativo para trazer estilo, funcionalidade e beleza. Sabemos que, por exemplo, muitas fachadas modernas de casas são o cartão de entrada para decidir alugar, morar ou vender um imóvel. Se há um local de um imóvel em que podemos aplicar o ditado “a primeira impressão é a que fica”, este lugar é a fachada.

O espaço pode ser construído com diferentes estilos de revestimentos, como pedra, cerâmica, vidro, texturas, madeira e porcelanatos. Ao utilizar dos princípios da neuroarquitetura, por exemplo, para elevar o padrão estético, os resultados podem ser convencedores.

Em uma rápida pesquisa de fachada modernas 2022, por exemplo, é possível entender que essa linguagem diz respeito à qualidade superior de materiais. Isso porque eles têm uma tecnologia que pode ajudar na conservação, conforto térmico, entre outros.

Quais as características das fachadas modernas?

Basicamente, a liberdade para mesclar estilos, obedecendo aos princípios da praticidade, harmonia, proporção, equilíbrio, unidade, escala, entre outros. Por exemplo, uma fachada moderna pode utilizar do estilo geométrico das platibandas de casas antigas, características do interior do Nordeste.

Para isso, você pode seguir os padrões de linhas retas nessa faixa horizontal da parte superior de uma construção por meio do chamativo das cores e padronagens triangulares ou retangulares. Logo, você atualiza uma memória cultural importante em consonância com os fundamentos modernos — ângulos retos e praticidade.

Quais revestimentos podem ser usados para fachadas modernas?

Popularmente, um dos revestimentos mais vistos é o vidro, combinado com outros tipos. A transparência desse material valoriza a fachada moderna por conta da versatilidade e durabilidade. Afinal, o vidro consegue refletir todas as luzes ao longo do dia, trazendo dinamismo para a fachada.

O material nobre harmoniza bem com texturas. Não é por acaso que o vidro é uma das marcas da arquitetura moderna. Afinal, além da questão estética, ele é responsável por permitir o aumento da incidência luminosa para o ambiente, sem ceder à questão da segurança.

Como mencionamos em outro tópico, é possível brincar com as texturas nas fachadas modernas. Logo, a aplicação de revestimentos amadeirados, com texturas cerâmicas ou acabamentos de porcelanatos, são recursos que podem levar aos maiores acertos do seu projeto arquitetônico.

O ideal é partir de um conceito. Afinal, se a fachada moderna é o “rosto” do seu projeto, ela deve concordar com todo o corpo. Você pode fazer isso ao estabelecer uma paleta de cores que dialogue com o objetivo do cliente.

Por exemplo, a utilização de lastras em tons monocromáticos para evidenciar um projeto que privilegie, ao máximo, o uso de plantas. Consequentemente, uma fachada moderna minimalista pode servir como resposta ideal.

Quais linhas da Roca Cerámica utilizar para criar fachadas modernas?

Se você chegou até este ponto da leitura, já tem algumas informações preciosas para pôr em prática projetos com fachadas modernas de casas. Agora, dê mais um passo nessa jornada ao conhecer as principais linhas para utilizar nesse projeto.

Série Ceppo Di Gre

Lembra quando falamos sobre texturas? Em conjunto com isso, a Série Ceppo di Gre é um encontro visual para os olhos que procuram riqueza de texturas, com uma variedade de tons cromáticos que seguem parâmetros de harmonia e sofisticação.

Isso porque a peça cerâmica reproduz com precisão a pedra italiana de mesmo nome, com a fidelidade dos grandes “seixos” e sedimentos minerais incrustados na superfície.

A tecnologia definitiva permite não apenas a sensação de elegância, mas também uma economia de rejuntes, proporcionada pelas peças com formatos de 120×250 e 120×120. Procede que, para a sua aplicação, é suficiente o espaço mínimo de 2mm de rejunte, no primeiro caso. No caso do tamanho 120×120, isso ainda é menor, resultando em apenas 1mm.

Os SuperFormatos facilitam a diversidade de tons. Dessa forma, há duas versões da Série Ceppo di Gre. A primeira é com acabamento mate. Ideal para aliar mais sobriedade sem perder a presença visual. A outra é a Micro Crystal. Todas as peças reúnem tecnologia, sustentabilidade e beleza.

Série Desert

Outra ótima opção de porcelanato marmorizado é a Série Desert. Lembra quando mencionamos o exemplo de um projeto monocromático? O uso dessa pedra pode ser uma boa escolha, pois ela não tem veios e desenhos marcantes, e tem uma textura detalhada, sem abdicar da sobriedade. Isso porque ela reproduz a naturalidade de uma pedra, em paleta de cor neutra e versátil.

Além disso, a aplicação do carving na versão mate permite a criação de pontos de brilho em baixo-relevo. A versão ABS pode ser aplicada em áreas externas para boas fachadas modernas. A Série Desert está disponível nos formatos 120×120 e 40×120.

As fachadas modernas são grandes apostas para marcar, positivamente, a identidade de um projeto. Você acompanhou, durante a leitura deste artigo, a importância de unir praticidade, estética e funcionalidade nas fachadas. Tudo isso para enaltecer ângulos retos e ter a liberdade de utilizar repertórios como as platibandas nordestinas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e leia outros conteúdos no blog e conheça os lançamentos 2023 da Roca.

Compartilhe:

Relacionados