Como utilizar a cor terracota na decoração

A terracota é uma cor que vem ganhando muito espaço em diversos projetos. Resultado da mistura entre vermelho e laranja, apresenta uma ampla paleta de cores, com tons que incluem marrom avermelhado, laranja queimado e vermelho claro.

Ela pode estar presente nos acessórios ou em revestimentos para pisos e paredes. A Roca possui vários produtos que trabalham muito bem com essas tonalidades.

Os porcelanatos da Série Cotto, por exemplo, foram inspirados na tradicional terracotta, técnica muito utilizada na Itália. Assim, foi possível preservar suas nuances e desenhos característicos. Além disso, possuem placas retificadas que possibilitam a aplicação com junta mínima de 1mm, transmitindo a sensação de piso único.

Porém, essa é apenas uma dentre as diversas opções disponíveis. Reunimos nesse texto outras sugestões de revestimentos e várias dicas de como utilizar essa cor na decoração e combiná-la com outras cores.

Combinações com a cor terracota

VERDE

As tonalidades terrosas remetem à natureza, portanto combinam muito bem com colorações verdes. Essa combinação pode proporcionar diferentes visuais de acordo com os tons escolhidos.

O verde pode estar presente em pequenos detalhes, como vasos de plantas e itens decorativos, ou em móveis e revestimentos.

AZUL

Azul e terracota apresentam um grande contraste entre si, resultando em uma combinação vibrante.

Os adeptos de um estilo mais discreto podem utilizar tons claros de azul; já àqueles que preferem decorações ousadas, as tonalidades azul escuras podem ser uma boa opção.

Caso decida investir nessa combinação, os revestimentos da Série Zellige são perfeitos. Com 6 estampas diferentes, combinam os tons de azul e terracota de forma equilibrada e harmônica.

CINZA

O cinza, por ser uma cor neutra, é considerado uma tonalidade coringa para as decorações. Já o terracota é marcante e forte. Logo, a combinação de ambos resulta em um ambiente com perfeita harmonia.

Para decorações clean, o cinza pode ser utilizado em paredes e móveis, e os tons terrosos nos objetos decorativos. Porém, o contrário também funciona muito bem para espaços com decoração ousada. Na foto abaixo, temos o exemplo de um projeto que utilizou o revestimento para parede da Série Fire, transformando o ambiente em local único e marcante.

CREME

Assim como o cinza, o creme é uma cor neutra e de fácil utilização. Combiná-la com tons terrosos é uma excelente forma de decorar o espaço e deixá-lo mais iluminado.

Como o creme é uma tonalidade suave, é possível usar a cor terracota sem medo de sobrecarregar a decoração. Uma das possibilidades seria revestir as paredes com esse tom e apostar em móveis cremes.

Os revestimentos da Série Art Geo possuem exatamente essa proposta. São 15 estampas diferentes, que ornam as tonalidades terracota, creme e marrom. Dessa forma, as peças criam um mosaico tom sobre tom, que proporcionam uma unidade visual para o ambiente.

Como utilizar o terracota na decoração

ÁREAS EXTERNAS

Como comentamos anteriormente, a cor terracota harmoniza muito bem com o verde. Portanto, utilizá-la em jardins e áreas externas é uma excelente escolha.

As fachadas de casa também se beneficiam com essa tonalidade, a qual pode estar presente nos muros, paredes e pisos. Esse efeito pode ser criado com o uso de revestimentos ou tijolos à vista que possuem essa coloração.

COZINHA

Na cozinha, a terracota também é uma grande aposta. Para incluir essa cor ao ambiente, os revestimentos nessa tonalidade são grandes aliados: eles podem ser utilizados tanto nas paredes quanto no piso.

Outra alternativa é investir em armários e móveis em tons terrosos ou em itens de decoração dessa tonalidade.

Para quem deseja apostar nesse estilo, os revestimentos para parede da Série Olaria são ótimas opções. Disponíveis em 5 tons diferentes de terracota, acrescentam cor e vitalidade ao ambiente.

SALA

A cor terracota é super bem vinda nas salas. Os tons terrosos podem compor itens de decoração, como almofadas e tapetes, ou estar presente nos revestimentos.

Os produtos da Série Brick Lane, disponíveis em 5 faces diferentes, são uma ótima escolha para aqueles que desejam apostar nesse estilo de decoração.

Após essas dicas e sugestões, esperamos que você aposte sem medo na tonalidade terracota para complementar seus projetos!

Compartilhe:

Relacionados