Estética artesanal: saiba como utilizar em seus projetos

Estética artesanal: saiba como utilizar em seus projetos

A estética artesanal está produzindo impactos no design de interiores com os seus detalhes requintados. A técnica requer a escolha de lâminas especiais e trabalho manual por parte dos profissionais que aplicam as peças cerâmicas. As escolhas devem ser planejadas para causar sensações positivas nos usuários e podem diferenciar entradas de residências ou comércios.

Há uma grande variedade de cores e modelos à disposição de quem atua nesse segmento, que podem diferenciar os projetos futuros de arquitetos e designers. A estética artesanal é um método antigo que sobreviveu ao teste do tempo, oferece durabilidade, resistência e personalidade aos cenários. Neste post, vamos fornecer detalhes sobre o tema.

Deseja aprender um pouco mais sobre o uso de revestimentos com estética artesanal em projetos de arquitetura? Continue a leitura!

O que é revestimento artesanal?

Revestimento artesanal é uma tendência da neuroarquitetura usada para criar ambientes únicos que transmitam sensações variadas como tranquilidade, acolhimento, afetividade, calma e outros.

Essas lâminas que estão no centro das atenções fazem parte de algumas coleções que apresentam texturas de trabalhos artesanais ou feitos à mão que sempre estarão na moda em virtude da sua beleza e exclusividade.

O revestimento artesanal oferece charme e elegância ao mesmo tempo em que traz uma atmosfera de calor e afeto proveniente de produtos artesanais. Eles apresentam variações de cores marcantes, com texturas e formas que se encaixam em qualquer projeto de decoração, inclusive para destacar os espaços de uma casa ou atrair os olhares em determinada direção.

O profissional que pretende utilizar o revestimento artesanal tem ao seu alcance uma oportunidade para se destacar dos concorrentes. Basta saber escolher e considerar os aspectos de cada projeto ao selecionar as lâminas que podem ser encontradas por preços variados. Essa tendência ajuda a criar verdadeiros refúgios para quem precisa relaxar.

Em quais ambientes utilizar?

 Durante a elaboração de projetos de ambientes residenciais, você pode escolher opções de revestimento artesanal que se encaixem nos cômodos. Verifique se o seu cliente prefere a simplicidade ou se busca possibilidades únicas para cada espaço do seu lar. Veja, a seguir, alguns detalhes que podem fazer a diferença em suas rotinas!

Cozinha

É possível usar a estética artesanal para criar cozinhas exclusivas. Nas paredes, você pode trazer um toque de lúdico com mais descontração, desde que esteja disposto a ousar um pouco mais. Uma ótima ideia é adotar peças coloridas ou escolher um revestimento diferenciado que crie um visual mais atual, com destaque para o espaço gourmet.

Sala de estar

A sala de estar é um ambiente mais social, onde as visitas costumam passar uma grande parte do tempo. Por este motivo, é interessante fazer uma decoração atrativa, com revestimentos artesanais ou desenhos capazes de criar efeitos sofisticados. Essa é uma ótima maneira para trazer identidade ao cenário e possibilita o uso de uma iluminação direcionada.

Sala de jantar

Independentemente do gosto pessoal do seu cliente, é importante considerar que cada ambiente atende a certas necessidades de uso. A sala de jantar é um local onde as refeições são realizadas em família e requer revestimentos artesanais apropriados. Opte por lâminas que tragam um toque de elegância e que combinem com as paredes.

Área externa

Nas áreas externas, como garagens e varandas, os revestimentos artesanais podem ser aplicados em espaços predefinidos, pois no piso os materiais mais indicados são aqueles que oferecem acabamentos antiderrapantes. O revestimento artesanal precisa ter superfícies aderentes e pode contar com um aspecto mais rústico. Analise e selecione uma textura mais rugosa para evitar quedas acidentais.

Por que revestimentos com estética artesanal continuam sendo tendência?

Além de evocar sensações, a estética artesanal serve para a inspiração e a criação de cenários totalmente únicos. Ela pode ser usada para criar ambientes monocromáticos ou com cores distintas que geram diversos padrões, por exemplo, as listras. Os acabamentos e as variações cromáticas intensas atraem a visão para as paredes, bancadas e móveis.

Harmonia visual

A estética artesanal não deixará de ser uma tendência porque traz harmonia visual aos ambientes domésticos, bem como traz uma energia provocada pelas texturas e cores sutis. Os revestimentos são versáteis e atendem uma enorme gama de demandas, podendo ser aplicados em áreas de jardins, lazer e piscinas para trazer o charme da antiguidade.

Aplicações criativas

Usos criativos continuam sendo tendência por tempo indefinido e essa é uma das características dos revestimentos artesanais. Eles podem ser combinados para gerar resultados distintos. Sendo assim, são uma boa solução para projetos que buscam a aparência elegante ou que tenham o intuito de remeter aos tons mais suaves ou exóticos.

Estímulo aos sentidos

A estética artesanal traz sedução sensorial para os usuários de um imóvel. As superfícies se tornam tão atrativas que geram a vontade de tocá-las, pois essa foi a intenção do designer. Os materiais são perfeitos para estimular os sentidos, mexer com as emoções e causar o relaxamento, dependendo da essência do design e da aplicação escolhida.

Como escolher o revestimento artesanal adequado para cada tipo de ambiente?

A escolha do revestimento artesanal ideal para os cômodos varia conforme os objetivos do proprietário do imóvel e da intenção do profissional que estiver trabalhando no projeto. Há uma infinidade de combinações, sombreamentos, cores e formatos que podem ser selecionados em conjunto. É importante considerar vários fatores, como as atividades que serão realizadas em cada espaço.

Os revestimentos artesanais também podem ser inspirados na natureza para a apreciação dos visitantes. Eles são capazes de criar conexão com ambientes naturais por imitarem a madeira, as pedras ou mármores. Os elementos naturais realistas reforçam esse tipo de coleção de porcelanatos que hoje, de acordo com seu formato, podem ser aplicados com junta mínima de 1 ou 2 milímetros.

Quais os revestimentos com pegada artesanal da Roca Cerámica?

A Roca Cerámica disponibiliza algumas alternativas com pegada artesanal para enriquecer os seus projetos. Uma delas é a linha Terrain, cujos porcelanatos tiveram a sua inspiração na textura da argila prensada. Ela possibilitou o retorno ao passado com um aspecto contemporâneo, lâminas em SuperFormatos, com espessura de apenas 7mm, e com acabamentos ABS e mate.

Outra opção interessante é a série Athol, que também está disponível em formato quadrado 20 X 20 e hexagonal 20 X 23. Essa linha de revestimentos cria uma atmosfera mais aconchegante e delicada, com estética artesanal e peças únicas que criam um verdadeiro refúgio nos lares. Ela oferece uma variação de tonalidades, acabamento fosco, bordas irregulares e singularidade em cada lâmina.

Enfim, agora você já sabe como utilizar a estética artesanal em seus projetos. Essa tendência traz consigo o aconchego e o requinte do trabalho manual, confere um toque emotivo e humano aos cenários. Além disso, alguns dos lançamentos da Roca Cerámica contam com aplicação de carving ou pontos brilhantes em baixo relevo que evidenciam partículas dos desenhos.

Achou interessante? Leia outros conteúdos do blog, descubra qual o acabamento ideal para o seu projeto e confira os lançamentos da Roca 2023!

Compartilhe:

Relacionados