Pequenos formatos: encante-se pelas diferentes técnicas handmade que inspiram a Coleção Studio Roca Cerámica

Os acabamentos artesanais são uma tendência que chegaram para ficar. Seja pela sensação de aconchego que proporcionam ao espaço ou pelo toque humano e emotivo que acrescentam ao ambiente, eles caíram no gosto de vários arquitetos e designers.

Com o propósito de sempre atender as demandas do mercado, a Roca Cerámica desenvolveu em 2020 a Coleção Studio Handmade, inspirada em diferentes técnicas, como: olaria, tapeçaria, tinturaria, ourivesaria, ferraria e mosaico.

Nesse texto, iremos apresentar em detalhes essa coleção e também quais foram as nossas fontes de inspiração.

O que é handmade

Ao traduzirmos para o português, a expressão handmade equivale à “produzida à mão”. Essa frase, sozinha, já explica o conceito dessa tendência, que tem como principal característica a valorização de trabalhos manuais e artesanais. Portanto, todas as pequenas imperfeições, típicas de produções artesanais, são muito bem vindas nos produtos que seguem esse estilo.

Roca Cerámica e o conceito de handmade

Agora que você já conhece um pouco sobre o conceito por trás do handmade, que tal conferir as diferentes técnicas artesanais que inspiraram a Coleção Studio Roca Cerámica? Continue a leitura!

01. Olaria

A olaria é uma das técnicas artesanais mais antigas; ela consiste na arte de criar vasos e peças cerâmicas manualmente através do barro cozido. A inspiração foi tanta que até criamos uma série cujo nome é Olaria.

Como podemos ver na primeira foto, os produtos dessa série apresentam bordas com relevo e peças com tonalidades levemente diferentes entre si, características presentes nos azulejos feitos a mão. Além disso, uma das cores disponíveis é a Coral, que representa o tom de barro queimado. No entanto, também é possível encontrar outras 10 estampas.

A série Maiolica, por sua vez, é caracterizada pelo aspecto artesanal da técnica italiana em que as cerâmicas eram decoradas e queimadas manualmente. Conta com cores marcantes e estampas clássicas da época, além de nuances destonalizadas que dão um toque especial à peça.
Seguindo essa mesma tendência, temos a série Porto. Como o próprio nome sugere, ela foi inspirada na tradicional azulejaria portuguesa, com estampas que também se diferem entre si para criar o efeito artesanal.

02. Tapeçaria

Velha conhecida, a tapeçaria é a técnica manual de tecelagem em que se produz o tecido. Ela serviu como fonte de inspiração para a série Quilt, que representa tramas têxteis envelhecidas pelo tempo.

A série Artisan também segue essa mesma proposta e possui estampas que remetem a tecidos entrelaçados. Por ter tonalidades neutras, combinam com variados estilos de decoração.

03. Tinturaria

A tinturaria consiste na arte de tingir panos, técnica representada na série Brush. Ao observarmos de perto, conseguimos perceber que a parte colorida não é uma série reta, representando a fluidez e imperfeição (perfeita) de quando tingimos tecidos à mão.

Brush

04. Ourivesaria

Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos para a fabricação de jóias. Então, nada melhor do que o dourado para representar essa técnica.

Pensando nisso, foi desenvolvida a série Gatsby. Com detalhes em dourado, ela acrescenta sofisticação e luxo a qualquer ambiente. Para aqueles que preferem decorações mais discretas, os produtos também estão disponíveis com detalhes em prata ou cobre. É válido ressaltar que esse revestimento foi inspirado no movimento Art Déco, que possui como característica o uso de elementos em ouro, bronze e prata.

Já a série Vênus, tem como inspiração o movimento Art Nouveau. Por esse motivo, traz desenhos orgânicos em tons metálicos. Levando modernidade e requinte ao ambiente. 

05. Ferraria

Como o nome sugere, é a arte de trabalhar com ferro. Para representar essa técnica artesanal, a Roca Cerámica utilizou tons metálicos em algumas séries, utilizando como inspiração o estilo steampunk, que tem como característica o uso de materiais que remetem à antiguidade.

Como exemplo a Luthier, que possui peças com acabamento em tons de dourado envelhecido, sinônimo de contemporaneidade. Nesse mesmo estilo temos a série Trace, que transmite a sensação de modernidade e sofisticação.

06. Mosaico

O mosaico consiste na arte de juntar pequenas peças e formar composições incríveis. Foi justamente isso que a Roca Cerámica fez na série Rainbow, porém com um toque de modernidade. Com uma gama de tonalidades luminosas que lembram o arco-íris, as peças possuem um efeito degradê super moderno e inovador.

Para aqueles que desejam o visual do mosaico, mas de forma discreta, temos a série Bauhaus, com cores neutras e desenhos geométricos minimalistas.

Após essas dicas esperamos estar cada vez mais próximos de você e lhe auxiliando nos projetos.

Qualquer dúvida, estamos aqui.

Compartilhe:

Relacionados