Biomassa: como se relaciona com nossas ações de sustentabilidade?

biomassa

O setor de construção civil vem desenvolvendo estratégias e buscando soluções para minimizar os impactos ambientais causados tanto pelo uso de matéria-prima quanto de energia não renovável nas operações. Uma das alternativas que têm dado bastante resultado é o emprego de biomassa em diferentes etapas da cadeia produtiva, desde a matriz energética até o insumo para construções mais limpas. 

Desde 2021, a Roca também adota a biomassa como matriz energética para geração de calor nas fornalhas dos atomizadores, trabalho anteriormente realizado com o uso de coque de petróleo. Essa é mais uma ação de sustentabilidade da empresa que já vem alcançando resultados satisfatórios, no que diz respeito a minimizar os impactos da fabricação de cerâmica e porcelanato

Se você quer entender mais sobre o que é biomassa, como pode ser empregada na construção civil, vantagens e desvantagens e como está alinhada às práticas sustentáveis da Roca, continue a leitura deste artigo! 

O que é biomassa? 

É chamada de biomassa toda fonte de energia originada de matéria orgânica (vegetal ou animal), como carvão, lenha, cana-de-açúcar ou esterco de animais. Também podem ser considerados biomassa os resíduos obtidos a partir do lixo doméstico, por exemplo.

A principal aplicação desse recurso é para a geração de energia em termelétricas, normalmente, onde ainda não há oferta suficiente de outras fontes de energia. Também, quando há demanda de setores da economia por matrizes energéticas mais sustentáveis. 

Diferentemente dos combustíveis tradicionais, que podem ter origem vegetal ou mineral, um dos diferenciais da biomassa é que, ao contrário dos petróleo, por exemplo, não demanda milhões de anos para estar disponível para uso. Além disso, é um combustível renovável, ou seja, pode ser produzido com impacto muito menor ao meio ambiente, uma vez que emite menos gases poluentes. 

Por ser um produto obtido, em muitos casos, de materiais que iriam para o descarte, como resíduos agrícolas, urbanos ou industriais, a biomassa ainda sai na frente no que diz respeito à sustentabilidade. Isso porque, com o reaproveitamento, muitos desses materiais que poderiam contaminar o solo se transformam em fonte de energia para diversos setores da sociedade. 

Além disso, outro ponto positivo relacionado à produção de biomassa é o potencial do Brasil em gerar matéria prima. Afinal, boa parte dela é obtida de produtos da agricultura, e o nosso país tem grande extensão de terras agricultáveis, clima propício e radiação solar suficiente para o cultivo.

Por outro lado, isso pode ser visto com um ponto negativo, já que muitas dessas áreas podem ser usadas para insumos para a biomassa, gerando especulação e elevação de preços. A biomassa traz inúmeras vantagens. Entretanto, podemos citar como desvantagem o fato de que, dependendo da matéria-prima de origem, é menos eficiente do que um combustível fóssil. Além disso, há dificuldades para o transporte.

Como a biomassa é usada na construção civil?

A biomassa tem sendo cada vez mais utilizada como matriz energética em diversos setores econômicos devido à sua eficiência, aliada ao baixo impacto ambiental. Com isso, torna-se também atrativo para o setor de construção civil.

Em todas as etapas da sua cadeia produtiva, depende de fontes de energia, seja para manter máquinas funcionando, seja para produzir materiais de construção (da base ao acabamento), ou mesmo para realizar o transporte de matérias-primas. 

Além do uso como fonte de energia, já estão sendo testadas e implementadas alternativas com a adoção da biomassa como insumo na construção, em substituição à argamassa tradicional (a base de cimento), tintas e rejuntes produzidos a partir de materiais renováveis. 

Portanto, a biomassa está cada vez mais presente na construção civil. A expectativa é que seu uso cresça ainda mais, principalmente, com a demanda da sociedade por construções que respeitem mais o meio ambiente. 

Qual a relação entre a biomassa e construção sustentável?

Em linhas gerais, pensar em práticas sustentáveis na construção civil quer dizer produzir com materiais que agridem menos o meio ambiente, investir em insumos reutilizáveis, encontrar fontes de energia que causem menos impacto e reduzir o dano na exploração da matéria-prima.

Com isso, o objetivo de ações que priorizem a sustentabilidade nesse setor é reduzir os impactos ambientais em todas as etapas de uma obra, além da preocupação social e econômica com as próximas gerações. 

Diante disso, podemos dizer que a adoção da biomassa como fonte de energia para o processo produtivo ou como parte da construção é uma prática sustentável. Gera economia de recursos, minimiza os danos causados por uma obra à natureza e à sociedade como um todo. 

Existe, ainda, o ponto de vista comercial da sustentabilidade. Isso porque, ao aderir às práticas sustentáveis, uma obra ou construtora pode pleitear certificações.

A principal delas é a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), criada pelo Green Building Council. Esses certificados atestam que uma empresa corresponde a todos os parâmetros de sustentabilidade e podem agregar valor à marca que cumpre com sua responsabilidade social. Os selos reforçam e criam uma identidade positiva junto aos consumidores, que estão mais atentos a essas questões. 

Uso de biomassa na Roca Brasil Cerâmica

Em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Roca Cerámica foi pioneira ao adotar o uso da biomassa no processo de produção de porcelanatos e cerâmicas no ano de 2021. Desde então, vem substituindo o uso de combustíveis a base do coque de petróleo pelo briquete, biomassa produzida a partir de resíduos da indústria de móveis.

Com isso, o que seria um resíduo a ser descartado acaba entrando novamente no mercado para substituir combustíveis não renováveis. Além disso, com essa prática, a empresa consegue reduzir a emissão de gases poluentes e economizar recursos. 

Como vimos, o uso da biomassa no setor da construção civil pode ser benéfico tanto do ponto de vista da sustentabilidade quanto econômico. Por essa razão, é essencial estar sempre de olho nas novidades sobre o assunto e inovar em seus projetos. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, baixe o Relatório de Sustentabilidade Roca 2022 e veja as práticas adotadas pela empresa. Você também pode ler mais sobre ações sustentáveis em nosso blog!

Compartilhe:

Relacionados