Como montar e decorar um banheiro branco?

banheiro branco

Sabia que banheiro branco é uma maneira fácil de conseguir sofisticação, beleza, iluminação e sensação de limpeza? A tendência, na verdade, é um clássico que pode ser uma escolha perfeita, pois alia bom gosto e ótimo custo-benefício. Além disso, o uso de tons monocromáticos é uma oportunidade de acertar na decoração, dando destaque a objetos e texturas.

Mas, afinal, como realmente conseguir aproveitar da melhor forma o uso do branco em um banheiro? Após a leitura deste artigo, você saberá os principais motivos para organizar um banheiro branco, entendendo como essa tendência destaca questões como amplitude, ótima abertura para muitos tipos de decoração, sensação de limpeza e iluminação natural. Além disso, verá dicas de como montar e decorar o espaço.

Continue agora a leitura e saiba tudo sobre como decorar um banheiro branco. Vamos lá?

Por que fazer um banheiro branco?

O banheiro branco remete a uma lógica muito usada em projetos arquitetônicos para locais da medicina. O motivo é que um lugar mais claro facilita, naturalmente, a apreensão de objetos no espaço. Isso é muito importante para observar se há acúmulo de sujeiras mais sutis que podem representar um risco para o ambiente cirúrgico, por exemplo, que precisa diminuir a possibilidade de infecções.

Já percebeu o espaço monocromático com uma cor clara consegue destacar melhor objetos de cores diferentes? É como um fio de cabelo preto em uma tela em branco. Por mais que ele seja sutil e pequeno, você consegue encontrá-lo mais rapidamente do que se fosse em uma tela preta. Então, tenha em mente que a claridade do branco permite um entendimento mais rápido do espaço.

Por que os banheiros ou os lavabos monocromáticos são tendências?

Um banheiro branco dá a sensação de bem-estar e paz, característica da psicologia das cores de tons claros. Essa é uma tendência importante, pois se conecta à ideia de casa como um ambiente que facilita a lidar com a rapidez do mundo atual.

Afinal, em um mundo onde se absorve diariamente quantidades gigantes de informação, principalmente imagens, o branco é um descanso para a vista. Nesse sentido, separamos abaixo algumas tendências que podem ser utilizadas no uso dessa estética para o banheiro.

Amplitude

Ambientes que têm uma única cor estabelecem visualmente a sensação de homogeneidade. Um dos resultados é uma ampliação visual do espaço. É como se uma única cor passasse a informação para o nosso cérebro de que ali há uma “continuidade infinita”. Essa ilusão de ótica é ótima para utilizar em espaços pequenos, por exemplo. Assim como é muito oportuna para dilatar ainda mais banheiros médios e grandes.

Diversas possibilidades de decoração

Como falamos anteriormente, o banheiro branco tem uma facilidade para o destaque de objetos. E, além disso, branco é uma cor muito versátil, que tem possibilidades incríveis de decoração. Por isso, aposte em pontos de cor, muitas texturas. Se você tem dúvidas ou receio de exagerar, experimente usar cores, texturas e formas muito chamativas apenas de maneira reduzida. Assim, é possível destacar visualmente esses espaços.

Sensação de limpeza

Já percebeu que a maioria dos comerciais e embalagens de produtos de limpeza traz um cenário de revestimentos claros nos pisos e nas paredes? Isso não aparece por coincidência, mas sim, porque, realmente, um piso branco, por exemplo, dá essa sensação “médica” de limpeza, como falamos anteriormente.

Imagine chegar em casa após um dia longo de trabalho e encontrar um banheiro claro, limpo e cheiroso para tomar um banho prolongado. A sensação de renovação pode ser aumentada apenas pelo uso da cor branca.

Iluminação natural

Uma bancada de porcelanato para banheiro que seja pensada em tons brancos pode ser mais segura e higiênica. Isso pelo fato de o branco trazer uma iluminação natural para o ambiente. Ele potencializa as luzes na sua capacidade de reflexão. Em um banheiro, é muito importante contar com o máximo possível de iluminação natural, clareza e visibilidade.

Como montar um banheiro branco?

Para montar um banheiro branco, você precisa saber com qual orçamento está disposto e disponível a trabalhar. Afinal, as possibilidades são muitas, indo desde a troca total do piso e das paredes por peças de porcelanato esmaltado, ou apenas a colocação em uma única parte do banheiro, como o box. De qualquer modo, busque harmonia. Para isso, comece por itens decorativos, como tapetes e acessórios em cores brancas.

Por isso, a dica é colocar em uma folha em branco todas as suas prioridades e como conseguir adequá-las ao seu orçamento. Organizar, previamente, cada item é muito importante para evitar gastos desnecessários, tanto orçamentários, como de energia psíquica. Além disso, converse com amigos, familiares e pessoas que entendem do assunto para chegar a ideias criativas. Buscar referências é uma parte importante do processo.

Como decorar um banheiro branco?

O segredo para a decoração de um banheiro branco é o mix de texturas. A sutileza das sombras que se alcança no uso de variadas texturas constrói camadas de sofisticação que fazem muita diferença em um ambiente monocromático. Embora a escolha por uma única cor em ambientes seja algo que pode dar muito certo, por outro lado, também há chances de acontecer o contrário. E tudo que você não quer é uma uniformidade entediante e sem vida.

Logo, para conseguir dinamismo e boas escolhas decorativas, aposte no diálogo entre revestimentos texturizados, estampados, sóbrios e cores de rejunte. Estes últimos são o fio condutor de todo o processo de decoração. Eles quem constroem a ideia de homogeneidade, passando uma comunicação assertiva para o ambiente e potencializando o uso do branco.

Percebeu a importância e facilidade de apostar na decoração monocromática branca de um banheiro? Como percebemos, banheiro branco aumenta a iluminação natural do local, dando a sensação de limpeza e versatilidade para a decoração. Afinal, dar destaque para peças pontuais coloridas pode ser o encaixe perfeito para banheiros brancos.

Agora que você já sabe as melhores dicas para decoração de banheiro branco, pode ser um ótimo momento para iniciar a pesquisa de materiais. Então, aproveite para conhecer a nossa coleção de revestimentos para áreas internas molhadas!

Compartilhe:

Relacionados