Roca Brasil Cerámica: Sustentabilidade e Análise de Ciclo de Vida

A Roca Brasil Cerámica é uma  empresa com DNA global, que possui diversas iniciativas que visam minimizar o impacto ambiental em seu processo de produção. Dentre elas, destacamos a Análise de Ciclo de Vida (ACV), que possibilita que profissionais que utilizam produtos da marca obtenham a pontuação necessária para conquistar certificações sustentáveis, como a Certificação LEED, por exemplo. 

Para esse texto, reunimos as principais informações sobre os dois temas, evidenciando a importância que eles possuem na construção de um mundo mais sustentável. Confira!

Análise de Ciclo de Vida

A Roca Brasil Cerámica é a primeira indústria de revestimentos cerâmicos a fazer a Análise de Ciclo de Vida (ACV). Essa prática consiste em analisar de forma sistemática, os impactos ambientais dos processos e produtos de uma empresa.

Na ACV, foram analisados os efeitos ambientais associados às atividades produtivas da Roca durante as fases de extração de matérias-primas, transporte de insumo e produção. 

Essa avaliação permite que as empresas compreendam as incidências ambientais dos seus processos produtivos e auxilia na identificação de oportunidades de melhorias nas diversas fases do ciclo de vida. Assim, conseguem adotar medidas que minimizam impactos ambientais.

Roca Brasil Cerámica e ACV

Os produtos da Roca Brasil Cerámica fazem parte do grupo de materiais chamados Materiais de Uso Permanente, o que significa que normalmente permanecem por no mínimo 2 anos nos ambientes em que são empregados.

Quando os produtos são descartados no meio ambiente antes de cumprirem com seu ciclo de vida útil, eles promovem o aumento da pegada de carbono. Para evitar esse desperdício e potencializar o ciclo de vida, a Roca Brasil Cerámica desenvolve produtos com alta durabilidade, pouco impacto ambiental e baixa manutenção.

A realização da ACV e a adoção de diversas medidas, conferiu a determinados produtos a possibilidade de contribuírem para a Certificação LEED. Assim, os clientes que almejam construir edifícios certificados, podem adquirir produtos da Roca com a certeza de que eles o ajudarão a obter a certificação desejada. 

O que é a Certificação LEED

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design, que traduzindo para o português, seria Liderança em Energia e Design Ambiental.

Essa certificação corresponde a uma documentação internacional, criada pelo United States Green Building Council, com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, com foco na sustentabilidade de suas atuações.

O certificado é obtido por meio de uma pontuação, atribuída ao preenchimento de alguns requisitos, levando em consideração  todo o ciclo de vida do empreendimento ou produto. Para isso, é necessário apresentar um documento comprovando que as práticas da empresa levam em consideração a sustentabilidade e redução no impacto ambiental.

Benefícios de possuir Certificação LEED

Além dos benefícios ambientais, como economia de água, energia e recursos naturais, a certificação LEED também apresenta diversas vantagens econômicas, como: diminuição dos custos operacionais, diminuição dos riscos regulatórios, valorização do imóvel e menor obsolescência da edificação.

Outros benefícios que merecem destaque é que edificações que possuem a Certificação LEED tem taxas de arrendamento mais rápidas e podem se qualificar para diversos incentivos, como descontos de impostos e subsídios de zoneamento. Outra modalidade é que algumas cidades adotaram o IPTU verde, que concede um desconto de 5% a 15% para imóveis com ações e práticas de conservação do meio ambiente.

Como comentamos acima, alguns produtos da Roca Cerámica Brasil passaram pelo processo de ACV. Portanto, ao utilizá-los, as construções conseguem pontuação LEED nos créditos de Otimização e Transparência em Extração da Matéria-Prima e Ingredientes Materiais, possibilitando que alcancem a pontuação necessária para desfrutarem dos benefícios acima.

Com isso, podemos perceber que iniciativas sustentáveis beneficiam tanto o meio ambiente, quanto empresas e consumidores. Quando ambas as partes se preocupam com essa questão e assumem a sua responsabilidade social, é possível reduzir consideravelmente os impactos ambientais.

Para conhecer outras iniciativas da Roca Brasil Cerámica, acesse nosso Relatório de Sustentabilidade.

Compartilhe:

Relacionados