Transmissão de sentir: As mensagens da Semana de Design de Milão

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Estivemos na Semana de Design de Milão, a maior do planeta nesse segmento, em busca de referências, inspiração e para entender o que as principais grifes de design entendem como tendências e quais as apostas para as próximas temporadas. Mas percorrer cada estande da exposição e visitar também as instalações do surpreendente FuoriSalone (os eventos fora feira) nos exige um olhar ainda mais apurado e detalhista, que nos permita ir além das tendências, mas entender a base de tudo, captar os recados nas entrelinhas, o que nos conecta com o tema do nosso blog, a Neuroarquitetura, que propõe o desenvolvimento de ambientes, de projetos em busca do bem-estar e da melhoria na saúde. Hoje, vamos enumerar alguns apontamentos muito evidentes por lá.

Experiências Multissensoriais

Enquanto a 61ª Edição do Salão do Móvel de Milão teve seu espaço reduzido em mais de 30% (algumas marcas preferiram exploram os próprios espaços e lojas na cidade), o FuoriSalone viveu seu ápice, com marcas fazendo exposições e mostras que, definitivamente, seduziram os olhares e corações dos brasileiros. E é muito importante evidenciar a presença do nosso país por lá, pois segundo os números revelados pelos organizadores da feira, estamos entre a quinta e sexta maior delegação de visitantes de Milão nessa semana tão especial (por curiosidade, China é a primeira e, por motivos óbvios, a Itália a segunda).

Voltando à nossa conversa sobre o sensorial, pudemos notar que nenhuma marca buscou apenas surpreender o olhar com móveis, peças ou espaços lindos e maravilhosos. Sempre experimentávamos a oportunidade de entrar no Storytelling daquela criação, com um viés explícito de neuroarquitetura, em que a imagem se conectava ao som, à iluminação, aos aromas. Para deixar esses exemplos mais claros, reunimos o que a principais marcas bolaram para a Semana de Design de Milão.

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Moooi

Experimentar um mundo onde o design se encontra com a inovação e a humanidade foi a proposta do ‘A Life Extraordinary”, impressionante exposição da Moooi com designs inovadores e multissensoriais. Pense num verdadeiro laboratório de sensação, com fragrâncias alimentadas por Inteligência Artificial e paisagens sonoras que transportaram as pessoas para outras dimensões. Foi possível encomendar uma fragrância personalizada, respondendo o questionário do seu estilo de vida e, em cada ambiente visitado, uma cor, um tipo de luz, de cheirinho… Tudo para embarcarmos em uma jornada memorável!

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Gube

Batizado de Bagni Misteriosi (banhos misteriosos, em português), o evento da marca dinamarquesa Gubi recebeu os visitantes com o visual deslumbrante em torno da piscina do antigo clube, que foi fechado e este ano se tornou a atração do FuoriSalone, justamente por apostar numa experiência descontraída em meio a um cenário de descompressão. Desde o bucólico bar e cafeteria, no segundo pavimento, com vista para todo o clube, como se sentar em torno da piscina e, poder comprovar, o conforto e a ergonomia dos móveis, tudo foi estrategicamente pensado sob os preceitos da neuroarquitetura. Os espaços internos com vista para as piscinas são delicadamente emoldurados por cortinas translúcidas, que desvendam, aos poucos, as peças assinadas pela Gubi. E assim, a proposta é revelada como um segredo a ser descoberto, seguindo o mistério que acompanha o nome do local.

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Alcova

Lançada em 2018 e sucesso absoluto em 2021, essa mostra tem como destaque ocupar lugares abandonados e menos conhecidos do público e, consequentemente evidenciar um design experimental e valorizar criadores emergentes do cenário internacional. Se no ano passado, o Alcova esteve no Centro Ospedaliero Militare de Milão, desta vez deu novo uso ao antigo matadouro de Porta Vittoria. Construído entre 1912 e 1914 com projeto de Giannino Ferrini e Giovanni Filippini, engenheiros do escritório técnico municipal, o local foi gradualmente abandonado entre 1995 e 2005. A plataforma idealizada por Joseph Grima, fundador do Space Caviar, e Valentina Ciuffi, fundadora do Studio Vedèt, fez o diálogo entre a arquitetura do espaço urbano e as peças assinadas por nomes, como Estúdio Rain, Kiki Goti, Monstrum Studio e Lindsey Adelman Studio, entre outros (são de 70 projetos).

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Armani

No jardim secreto do Palazzo Orsini, a Armani abriu as portas de sua sede em Milão para revelar as novas coleções para o lar e a primeira linha de móveis para ambientes externos. A Semana de Design de Milão não envolveu apenas móveis e produtos, mas também história e cultura. Uma das grandes virtudes do evento foi oferecer a oportunidade de os visitantes conhecerem muitos edifícios históricos de Milão, que normalmente estão fora de alcance, transformando-os em cenários excepcionais durante uma semana. A marca de moda abriu sua casa ao público, revelando seu grande pátio, além de magníficos salões com afrescos e um evocativo jardim secreto, montado para a ocasião com as novas criações para 2023 da Armani Casa.

Louis Vitton

Com uma mistura de cobógos e muito brilho, a Louis Vuitton apresentou, pelo sexto ano, a coleção Objets Nomades. Mais do que revelar as peças assinadas pelos irmãos Campana, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, entre outros, promoveu uma experiência de transitar por espaços totalmente instagramáveis, fechados por elementos vazados e uma iluminação simples, mas de impacto. A linha Objets Nomades, da Louis Vuitton, foi criada em 2012 e consiste em reunir mobiliário e objetos inovadores.  Desde o século 19, a grife lança produtos para a casa, e hoje, o acervo conta com mais de 60 peças feitas em parceria com designers de todo o mundo.

Cassina

Cores, iluminação, cheiros…. tudo isso fez a comemoração do 50º aniversário da Coleção Cassina iMaestri ser maravilhosa. A marca apresentou o ‘Echoes, 50 anos de iMaestri’, com curadoria da diretora de arte Patricia Urquiola e Federica Sala, em exibição no Palazzo Broggi. Dentro do histórico edifício milanês na área de Cordusio, em um ambiente moderno e industrial, é contado o método único que a Cassina estabeleceu ao longo dos anos para editar os grandes clássicos através do aprimoramento da autenticidade e da cultura do design. Uma celebração do passado com uma nova visão voltada para o futuro, que antecipa o livro Echoes, editado por Ivan Mietton e publicado pela Rizzoli, a ser lançado neste outono.

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