Mineral Lab: mais um pioneirismo da Roca Cerámica

mineral lab roca cerámica

Espontaneidade, singularidade e elegância são as marcas de mais um pioneirismo da Roca Cerámica: o Mineral Lab. Capaz de unir a arte ancestral da cerâmica com uma tecnologia de impressão em alto padrão, a novidade, inédita nas Américas, surpreende pelo efeito 3D nas peças e pela exclusividade que mora nos detalhes.

Contando uma história a cada queima, a tecnologia Mineral Lab inova não apenas em design, mas também em processo. Tudo graças ao a DDG (Digital Decoration & Glazing), aplicado em equipamentos italianos que já estão em funcionamento no parque fabril de Campo Largo, no Paraná.

O resultado? Uma nova categoria de produtos nunca antes vista! Continue a leitura e conheça tudo sobre mais este lançamento Roca Cerámica.

O que é a tecnologia Mineral Lab? 

Com a alquimia de minerais nobres e o resgate à ancestralidade, o Mineral Lab revisita a história milenar da cerâmica, com um diferencial: a tecnologia avançada. Esse casamento origina o novo, o singular… e o espontâneo! Como combinar a versatilidade das diferentes estéticas das cerâmicas feitas a mão com o mais alto padrão contemporâneo de impressão?

A união de tecnologia e arte – de tradição e inovação – pode, com o Mineral Lab, resultar em peças únicas, designs múltiplos, exclusivos, cujas histórias são contadas a cada queima. O efeito 3D é surpreendente, instigante e convidativo ao toque.

Para lançar o Mineral Lab, a Roca Cerámica inspira-se no wabi-sabi, o princípio japonês que, em sua flexibilidade, aceita o imperfeito como elegância discreta, fazendo-nos contemplar a vida com mais prazer e simplicidade.

Por meio da Mineral Lab, é possível criar revestimentos com relevo que impressionam e conferem ao produto efeitos em três dimensões.

Como ela funciona?

A tecnologia Mineral Lab resulta de uma granilha composta por diversos minerais nobres com origem da Itália – prestigiado centro de referência e aperfeiçoamento desse segmento industrial — que são aplicados na superfície dos porcelanatos e respondem à temperatura quente quando as placas são queimadas.

A fusão desses minerais nobres proporciona texturas que salvaguardam a essência da arte cerâmica, formando peças com marcas singulares entre si.

Simone Lourensi, gerente de desenvolvimento de produto da Roca Brasil Cerámica, dá mais detalhes: “essa tecnologia é uma proposta da indústria inovativa e nos abre novos caminhos. Hoje, passamos da impressão 2D para a 3D, conquistando um universo de texturas surpreendentes”.

A precisão milimétrica de aplicação possibilita estampas com detalhes e ainda reduz o desperdício de água e de matéria-prima, sendo uma inovação sustentável, alinhada com os valores da Roca Cerámica. 

As linhas da Mineral Lab já estão sendo aplicadas aos SuperFormatos, e podem ser utilizadas tanto em fachadas quanto em áreas internas. A exemplo está o lançamento Fusion Titanium e Fusion Oxide, nos tamanhos 120 x 250 cm – um formato inteligente, que reflete a altura do pé-direito padrão das construções brasileiras. 

Como ela tem sido desenvolvida pela Roca Cerámica?

Como você viu, a Roca Cerámica adquiriu equipamentos vindos da Itália, com a tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing), o qual possibilita ressaltar efeitos 3D nas peças e criar revestimentos com relevos admiráveis de minerais nobres.

A Mineral Lab se integra ao processo de produção de lastras na Contínua+, supecompactadora que a Roca Brasil Cerámica tem orgulho de ser a primeira nas Américas a utilizar para a produção de SuperFormatos.

Com a Mineral Lab, a Roca Cerámica segue investindo continuamente em tecnologia que, juntamente com a equipe que trabalha no desenvolvimento de produtos, consegue entregar um portfólio de peças que estão em conformidade técnica com as tendências arquitetônicas e construtivas atuais.

Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerâmica, acredita que o investimento constante em inovação e tecnologia são parte do planejamento contínuo da marca. “Esse investimento nos permite antecipar tendências, apresentando soluções que até então o mercado não conhecia. Continuaremos sempre nesse caminho, firmando o pioneirismo no setor”, reforça.

Mineral Lab: estreia premiada da Roca Cerámica

A tecnologia Mineral Lab acabou de chegar e já é premiada! A Roca Cerámica conquistou dois prêmios Best in Show 2022, concedido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneras (Anfacer), durante a Expo Revestir. Seu lançamento foi eleito o melhor porcelanato de toda a feira, bem como o melhor porcelanato para paredes e fachadas.

O prêmio foi concedido para a linha Fusion. “Estamos muito felizes com essa conquista, que ressalta que estamos no caminho certo, com propostas inovadoras e surpreendentes, trazendo o que há de melhor em tecnologia e design de produto”, comemora Wuaden.

Quer conhecer mais sobre o Mineral Lab, os SuperFormatos e todo o catálogo 2022 da Roca? Acesse nosso site.  

Compartilhe:

Relacionados