FOTOGRAFIA DE INTERIORES: 5 DICAS PARA FOTOGRAFAR O SEU AMBIENTE

As fotografias ajudam a registrar um momento e eternizá-lo para sempre. E, como no dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, nós decidimos fazer uma homenagem a essa arte. Porém, trazendo, é claro, para o nosso mundo: o de fotografia de interiores.

Quando bem feitos, os registros de interiores ajudam a potencializar os ângulos mais belos e fotogênicos dos ambientes. Como nem sempre há a possibilidade de contar com um fotógrafo profissional para fazer os registros, é importante que você saiba como “se virar nos 30” e acertar nos cliques.

E sabe o que é o melhor de tudo? Para fazer as fotos você não precisa investir em um equipamento profissional. Afinal, os smartphones atuais cumprem muito bem o papel na hora de fazer as fotografias de interiores.

Porém, além do celular, o que mais é preciso saber na hora de fazer o clique perfeito? Confira as nossas dicas e veja a melhor forma de registrar o seu projeto.

1. Estude o ambiente

Primeiramente, é sempre importante ressaltar que o cenário ideal para fazer os seus registros é contratar um profissional. Ele poderá fotografar o ambiente de maneira a enaltecer o projeto da maneira mais adequada.

Porém, quando a demanda dos cliques surge de maneira inesperada ou simplesmente não há a possibilidade de contatar um fotógrafo especializado, é importante que você saiba como fazer as fotos da melhor maneira possível.

Tendo isso em mente, para a sua sessão de fotografia de interiores sair conforme o esperado, é importante que você estude e conheça o ambiente que será fotografado. Assim, sendo, caminhe pelo local espaço, verifique por onde entram as luzes e quais ângulos podem ser bem explorados pela câmera.

Faça esse processo sem pressa, realmente analisando, observando, conhecendo o ambiente e suas diferentes perspectivas.

2. Organização

Para que as fotos tenham um aspecto profissional é muito importante que você deixe o ambiente previamente organizado. Claro que você pode editar as suas fotos após a sessão e, durante essa edição, retirar os detalhes que te incomodam. Porém, o processo de edição será muito mais fácil e menos demorado se você fazer os cliques em um ambiente que já está previamente arrumado.

Assim sendo, antes de começar a sessão, retire do ambiente aqueles itens que não são interessantes para o registro e que podem deixar o fundo da foto bagunçado.

Para que o ambiente não fique sem personalidade, você pode acrescentar almofadas, vasos, quadros e demais itens decorativos que combinem com a decoração. Também, tire fotos com as portas abertas e fechadas. Depois você poderá analisar e decidir quais ficaram melhores para o uso. O importante é ter essas opções.

3. Iluminação

Uma boa iluminação faz toda a diferença na hora de fotografar interiores. O ideal, sempre que possível, é tentar aproveitar a luz natural do espaço, que pode entrar pelas portas e janelas.

Porém, caso seja necessário acender as luzes do ambiente, uma dica é tentar fazer os cliques nos horários de lusco-fusco, ou seja, logo ao amanhecer ou ao entardecer. Isso acontece porque, durante esses períodos do dia, a intensidade da luz do céu se assemelha à da artificial.

Também, lembre-se sempre que diferentes fontes de luz poderão ter diferentes temperaturas de cor. Uma luz branca e uma luz amarela resultam em iluminações diferentes, por exemplo.

Ainda tratando da iluminação, busque equilibrar a luz evitando áreas muito claras ou muito escuras, pois esse contraste extremo pode causar inconsistência nas imagens. Também, caso acredite ser interessante para o efeito final do seu registro, você pode fazer o uso de outros pontos de luz, como luminárias e abajures.

QUANDO USAR O FLASH

Tentou todas as táticas anteriores, mas o ambiente continuou escuro? Então essa é a hora de partir para outro recurso que pode salvar os seus cliques: o flash. No geral, a recomendação é utilizá-lo apenas quando não há iluminação natural suficiente para clicar os interiores, ok?

4. Posicione-se corretamente

Com pequenos ajustes no seu posicionamento você consegue mudar completamente o resultado da sua fotografia de interiores. Por isso é importante saber a melhor forma de se ajeitar para fazer o registro ideal. Olha só:

PERSPECTIVA E ALTURA DO OBSERVADOR

Fotos que são tiradas de baixo para cima dão a impressão de o ambiente ser mais fechado, por exemplo. O clique nesse ângulo tampa a possível decoração que possa ficar atrás do sofá ou em uma de uma mesa. Por isso, essa pode ser uma perspectiva que não valoriza o seu ambiente.

Uma boa dica é apostar em fotos que sejam feitas na altura do espectador. Esse posicionamento ajuda a deixar o ambiente mais amplo e garante que os detalhes mais importantes tenham destaque na imagem. Se necessário, encoste o celular na parede para conseguir uma maior amplitude do espaço.

PROCURE POR LINHAS E ESCOLHA O ENQUADRAMENTO

Tente enquadrar a imagem buscando alinhá-la com linhas verticais do ambiente, mantendo a imagem reta. Esse cuidado com a verticalidade ajuda a mostrar de forma mais exata a perspectiva do ambiente e deixará o seu clique com um aspecto mais profissional.

Também, evite inclinar a câmera para frente ou para trás, procurando mantê-la sempre reta.

A importância do corte da imagem

O corte da imagem é o que efetivamente definirá aquilo que participa ou não participa da sua foto. Por isso, fazer esse corte de forma precisa, enquadrando apenas o que é relevante para a foto, faz toda a diferença.

Em um mesmo ambiente, você pode fazer fotos em perspectivas verticais e horizontais, pode clicar espaços mais fechados, focado em detalhes, ou mais abertos, mostrando a amplitude do local. Por isso é importante verificar o corte da imagem e deixá-lo adequado com o objetivo do seu clique.

5. Edição final

A edição final da fotografia de interiores é ideal para fazer os retoques que deixam a sua foto com um aspecto mais profissional. Nessa etapa, você pode ajustar a iluminação e o equilíbrio das cores, conferir se a foto realmente está reta, garantir um corte preciso para ela, entre outros. Hoje, as possibilidades de edição são infinitas!

São vários os editores de foto – gratuitos e pagos, – que podem ser utilizados para otimizar a sua foto. Inclusive, vários desses programas podem ser baixados e instalados diretamente no seu smartphone.

Fotografia de interiores: registre o seu ambiente para a eternidade

Agora, com essas nossas dicas, você já sabe um pouco mais sobre como fazer boas todos de interiores. Porém, é muito importante ressaltar a importância dos fotógrafos especializados nesses tipos de registros.

Afinal, aqui selecionamos apenas alguns dos passos que acreditamos ser os mais importantes para você fazer cliques dos ambientes. Com um fotógrafo especializado, as fotos poderão ter um resultado final ainda mais impressionante.

Se você, sem ter experiência na área, consegue fazer bons cliques, imagine o que um bom profissional pode fazer pelo seu ambiente? A chance de conquistar registros impecáveis para serem eternizados é muito maior!

Fonte(s):

https://pt.wix.com/blog/2016/01/dicas-indispensaveis-para-fotografar-espacos-interiores/
https://casavogue.globo.com/Casa-Vogue-Experience/noticia/2018/11/dicas-para-fotografar-ambientes-com-o-celular.html
Compartilhe:

Relacionados