4 dicas para montar uma cozinha funcional

roca cozinha funcional

Por conta de diversas mudanças sociais, muitas pessoas passaram a cozinhar em casa, fazendo desse ambiente um espaço especial para qualquer projeto. Seja para ter um estilo de vida mais saudável ou para desenvolver um novo hobby, uma cozinha funcional passou a figurar como uma das partes mais importantes para seus moradores.

Portanto, dominar algumas estratégias de design que possibilitem a criação de um ambiente prático, clean e eficiente na hora de preparar belos pratos é essencial para se destacar em seu mercado. Se você quer saber quais as melhores formas de montar uma cozinha funcional para seus clientes, continue a leitura e confira!

O que é uma cozinha funcional?

O termo funcional é associado a qualquer produto que consegue cumprir sua finalidade com excelência. Assim, uma cozinha com esse conceito conta como elementos que facilitam a preparação dos pratos, a organização dos alimentos e a praticidade do dia a dia. Por meio dessa ideia é possível criar um cômodo organizado e estratégico, conforme as necessidades do proprietário.

Imagine, por exemplo, que você está realizando o projeto para uma família que realiza churrasco todos os finais de semana. Nesse caso, faz sentido incluir uma churrasqueira no design da cozinha, garantido que ela tenha espaço, conforto e praticidade.

Assim, um dos principais detalhes para montar uma boa cozinha funcional é por meio da observação da rotina dos moradores e de suas pretensões com relação ao imóvel. Isso traz mais eficiência e conforto para o cotidiano da família.

Qual é a importância de priorizar a funcionalidade da cozinha?

Ter uma cozinha funcional pode ajudar a garantir muita praticidade ao seu dia a dia. Além disso, você usufrui de vários benefícios. Se deseja saber quais são eles, continue a leitura e confira.

Circulação otimizada

Uma cozinha funcional pode ajudar a melhorar a circulação e garantir mais eficiência para o seu dia a dia. Já elaborou aquele prato especial para os seus queridos em um ambiente pequeno e apertado? Tudo fica mais difícil, não é mesmo?!

Ao pensar na funcionalidade da cozinha você evita situações como essa e consegue fazer as refeições gostosas para curtir com familiares e amigos de um jeito mais ágil e sem bater cabeça para encontrar espaços.

Design inteligente

Priorizar a funcionalidade de uma cozinha permite que você a desenvolva de forma inteligente em sua casa. Por exemplo, é muito comum necessitar de pontos de eletricidade durante o preparo dos alimentos. Ao pensar nesse fato, você pode delimitar uma torre de tomadas na bancada.

Além disso, é possível implementar itens como lixeira embutida, uma bancada grande, calha úmida e outros. Outra boa opção é utilizar o porcelanato em todo o ambiente. Além de ter um ótimo custo-benefício, permite limpeza fácil e praticidade para o cotidiano.

Economia de tempo

Com um ambiente pensado e inteligente as preparações ficam muito mais fácil. Por exemplo, é muito comum perder tempo procurando uma tomada para realizar algum processo necessário para o prato e, ao pensar em uma cozinha funcional você elimina este fator.

Outro ponto é que, durante a elaboração dos seus pratos é normal necessitar de espaço. Assim, ao planejar a sua cozinha é plausível desenhá-la de forma otimizada a fim de aproveitar todo o lugar de um modo inteligente, economizando tempo durante o preparo das refeições.

Otimização da rotina

Quando você pensa em uma cozinha funcional, já está planejando otimizar sua rotina. Há dias em que não se tem tempo para nada e há somente o desejo de realizar uma refeição d e forma rápida e gostosa, não é mesmo?!

Além de ajudar nesses dias de muitos afazeres, a cozinha funcional pode proporcionar a otimização da rotina, pois você consegue montar seus pratos de uma maneira muito mais ágil, liberando tempo para outros compromissos.

Redução de desperdícios

Além de todas as vantagens já citadas, a cozinha funcional pode ajudar a diminuir o desperdício de alimentos. Quando esse ambiente não é bem-planejado é muito fácil esquecer itens que você tem em casa.

Dessa forma, você perde muita comida gostosa que poderia ser mais bem aproveitada. Portanto, se deseja reduzir o nível de desperdício em seu lar, vale a pena começar a pensar em uma cozinha funcional.

Como montar uma cozinha funcional?

Agora que você já sabe como uma cozinha funcional pode valorizar o seu projeto, vale entender como é possível montar essa parte tão importante em qualquer moradia. Confira, a seguir, os principais passos para criar um ambiente gastronômico incrível.

1. Realize um bom planejamento

A primeira etapa para a construção de uma ótima cozinha se refere ao planejamento. Nesse momento, você pode conversar com o cliente para entender quais pratos devem ser prioridade no cardápio da família, criando um espaço otimizado para esse fim. 

Depois, vale conhecer mais sobre o espaço disponível para esse cômodo, qual a sua distribuição, as fontes de luz natural e como deve ficar à disposição dos móveis e utensílios.

2. Comece por itens grandes

Antes de escolher os detalhes, vale estabelecer quais são os elementos principais da cozinha e após essa definição, identificar como encaixar as demais partes. A geladeira, o forno e a bancada da pia, por exemplo, devem ser prioridade nessa etapa.

Após estabelecer a disposição desses itens, você pode seguir com a construção de armários, prateleiras e demais bancadas para o preparo dos alimentos. Com apenas esses cuidados, você evita problemas de umidade, falta de espaço para os eletrodomésticos do cliente e demais detalhes importantes para a criação de uma cozinha funcional.

3. Aproveite o espaço vertical

Investir no espaço vertical da cozinha é uma excelente alternativa. Eles podem ser utilizados para diversos fins e otimizar todo o espaço, fornecendo ainda mais praticidade e comodidade para o cotidiano.

Por exemplo, é possível incorporar um porta temperos bonito em alguma parede. Prateleiras suspensas para colocar alguns itens essenciais também são ótimas pedidas para um espaço funcional.

4. Use bons materiais

Contar com materiais de qualidade é primordial para ter uma cozinha funcional e bonita. Ao escolher itens de qualidade para esse ambiente tão importante no dia a dia, você poupa dinheiro e tempo.

Nesse sentido, você pode recorrer a acabamentos artesanais, móveis de primeira para dar aquele charme e porcelanatos de ótima qualidade. Dessa forma, é possível ter uma cozinha perfeita para o seu dia a dia.

Viu como montar uma cozinha funcional em uma casa? Por meio de nossas dicas você consegue muito mais comodidade e deixa seus projetos cada vez mais bonitos. Além disso, contar com acabamentos de primeira é essencial para proporcionar praticidade na hora de limpar e aproveitar esse espaço.

Quer continuar aprendendo sobre como criar ambientes fantásticos? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Compartilhe:

Relacionados