O QUE É BIM E POR QUE É IMPORTANTE EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS?

Toda e qualquer área de atuação evolui com o tempo. Atualmente, a tecnologia, quando bem aplicada, passa a tornar o trabalho mais eficaz, ágil, completo e com menos chances de erros. E é neste cenário que conhecer o BIM se torna algo ainda mais relevante para os profissionais da área de arquitetura, engenharia e design.

Mas o que é o BIM e como ele pode impactar as construções civis e os projetos arquitetônicos? Confira o nosso texto e passe a saber mais sobre essa importante ferramenta que veio para ficar.

O que é BIM e por que é importante em projetos arquitetônicos?

BIM é uma sigla em inglês para as palavras Building Information Modeling. Traduzindo, isso seria o mesmo que “Modelagem de Informação da Construção”. Apenas essas palavras “soltas” podem não fazer muito sentido, certo?

Assim sendo, uma melhor explicação, de forma resumida, para o que é o BIM é: uma tecnologia que reúne e organiza todas as informações de uma obra no mesmo lugar. E quando falamos de todas as informações, são todas as informações MESMO.

Ele acompanha a obra em todo o seu ciclo de vida. Desde o modelo, passando pelo orçamento e o tempo de execução da obra.

O BIM faz com que os projetistas e demais profissionais envolvidos na obra pensem de maneira mais concreta em todas as etapas do projeto antes mesmo de iniciá-lo. Assim, durante essa etapa de desenvolvimento de pesquisa, todos os envolvidos no trabalho saberão se ele é realmente viável e poderá sair do papel da maneira desejada.

Talvez, mesmo com essa explicação, você pense que o BIM nada mais é do que uma modelagem 3D do projeto, certo? Não, errado.

Isso acontece porque o BIM e seus subconjuntos vão além da largura, altura e profundidade – ou seja as três dimensões como conhecemos. Eles trazem também o 4D (tempo), o 5D (custo) e, em alguns casos, até o 6D (operação as-built). Ou seja, como dissemos anteriormente: ele realmente é COMPLETO.

VANTAGENS DE TRABALHAR COM O BIM

Utilizar corretamente o BIM pode ser um cuidado de alta relevância para o sucesso do seu projeto. Isso porque, além de ele ser completo e integrar todos os dados no mesmo local, também facilita o compartilhamento do projeto entre vários profissionais. Assim, esses profissionais podem trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo.

Dessa forma, há uma integração entre arquitetos, designers, projetistas, engenheiros, gerentes, fornecedores e até mesmo os próprios clientes que estão envolvidos na reforma. Todos podem interagir com o projeto e deixá-lo ainda melhor.

Os benefícios dessa forma de trabalho? Uma maior flexibilidade nas alterações do projeto e mais velocidade no seu desenvolvimento. No fim, é possível colocar em prática uma obra em um tempo mais curto e com uma economia de dinheiro.

Além desses pontos, também vale ressaltar que há um acesso mais fácil à todas as informações relacionadas ao projeto, já que os dados podem ser compartilhados em tempo real.

Também, o sistema BIM promove um maior controle de todos os dados relacionados à obra. Ou seja, é você saberá exatamente quando ela será concluído, quanto será necessário investir e, ainda, se o orçamento conseguirá permanecer naquela quantia estimada lá no início, antes do início da obra.

O que são os BIM Objects?

Desde 17 de maio de 2018, quando o Governo Federal instituiu o Decreto nº 9.377, que definiu as bases para a Estratégia BIM BR – Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, passou a existir um esforço e um incentivo ainda maior na utilização dessa ferramenta e metodologia no país.

Neste cenário, os BIM Objects (objetos BIM) ganham ainda mais destaque. Mas o que são esses objetos? Pois bem, eles são os itens manipulados dentro do software de modelagem e gerenciamento.

E engana-se quem pensa que um objeto BIM é apenas um item feito com uma representação virtual 3D. Isso porque ele carrega uma série de dados, tanto sobre ele mesmo, quanto sobre o processo que ele deve ser utilizado.

Os objetos BIM devem seguir requisitos mínimos de geometria e representação, além de uma série de padrões determinados pela Biblioteca Nacional BIM BR. Isso tudo é feito com o objetivo de tornar a plataforma cada vez mais profissionalizada e confiável.

OS TIPOS DE OBJETOS BIM

Normalmente, esses objetos costumam ser divididos em dois tipos:

  • Componente genérico: objetos que representam um elemento básico e universal. Por exemplo, um pilar ou uma porta que você ainda não tem informações mais específicas e detalhadas, o que a torna mais genérica;
  • Componente proprietário: um objeto específico como, por exemplo, um modelo de porta de um determinado fabricante, enriquecida com uma referência x e com um desempenho único e singular. Ou seja: um componente exclusivo.

Onde encontrar componentes BIM?

É possível encontrar os componentes BIM dentro da própria Biblioteca Nacional feita exclusivamente para isso. O acesso a ela é público e gratuito, permitindo que você possa ver quais componentes e objetos BIM ali presentes são relevantes para o seu projeto arquitetônico.

Gostou de algum item? Basta fazer a sua inscrição no site e, então baixá-lo e utilizá-lo em seu projeto. A biblioteca ainda permite que você possa conferir outras normas, guias, manuais e demais informações relevantes à plataforma BIM e sua usabilidade.

Por outro lado, caso você queira subir na plataforma objetos teus, ou seja, fazer o upload deles, também é possível. Sempre, é claro, seguindo as orientações e instruções da Biblioteca Nacional.

Confira a nossa biblioteca de BIM Objects para usar em seu projeto

Para deixar o seu projeto arquitetônico ainda mais rico, que tal conferir os nossos BIM Objects, exclusivos da Roca, e complementá-lo?

Para acessar a nossa biblioteca, basta clicar aqui, escolher os produtos que você deseja fazer o download e inserir na sua obra. Assim, você poderá projetar um ambiente único e singular, seja para você mesmo ou para os seus clientes.

Componha os ambientes da forma que você sempre quis e conte conosco para isso! Estamos sempre acompanhando as novas tendências tecnológicas em busca de deixar você, nosso cliente, ainda mais satisfeito com as nossas soluções exclusivas e de alta qualidade.

Compartilhe:

Relacionados