Classic Blue: veja nossos revestimentos com a Cor do Ano 2020

Calma, confiança e conectividade. Essas são as sensações inspiradas pela Cor Pantone 2020, a Classic Blue. A escolha foi anunciada em dezembro de 2019 e deve ditar as tendências ao longo dos próximos meses.

A empresa norte-americana é a principal referência em consultoria de cores e, em comunicado oficial, indicou os motivos para a escolha. “As qualidades tranquilizadoras do Classic Blue ainda oferecem a promessa de proteção; destacando nosso desejo de uma base confiável e estável a partir da qual construir”.

Cor Pantone 2020: Classic Blue

O Classic Blue (azul clássico, referência 19-4052) traz um azul profundo, que é ao mesmo tempo calmo e estimulante. Atemporal e cheio de força, o tom remete a um céu ao anoitecer, ou às águas mais profundas, e foi definido pelo instituto como “uma cor sólida e confiável, na qual sempre podemos nos apoiar. O Classic Blue é um porto seguro onde ancorar, um azul que incentiva a olhar além do óbvio e, assim, expandir nosso pensamento”.

A proposta é similar à apresentada em 2019 pela empresa, quando indicou como cor do ano a Living Coral. Apesar de mais vibrante, ela também se inspirava na natureza e funcionava como um convite ao acolhimento em meio à rotina agitada do mundo moderno. As cores escolhidas pela Pantone ditam tendência no mundo da moda, do design e da decoração.

“Exploraremos a visão, o som, o cheiro, o sabor e a textura para tornar uma experiência de cor verdadeiramente imersiva para todos”, afirmou a empresa em comunicado oficial.

Por que investir nesta cor?

Ao mesmo tempo que é considerada uma cor clássica, este tom de azul remete à versatilidade e a contemporaneidade, sem perspectiva de gênero e permitindo harmonização com todos os aspectos cromáticos. Por essas características, ela pode ser aplicada aos mais diversos materiais, sempre com ótimos resultados.

Para chegar à “cor do ano”, os especialistas da Pantone vasculham diversas referências no mundo do entretenimento, nas coleções de arte e na moda. O resultado da escolha, portanto, tem grandes perspectivas de aceitação junto ao público. Em se tratando de decoração, por exemplo, isso pode representar a valorização de um imóvel.

“Como ela passa uma mensagem muito grande de confiabilidade e de empatia, se você estiver usando essa cor na sua marca, no seu logo ou na sua coleção, imediatamente você vai passar a mensagem da inclusão”, explica Blanca Lliahnne, diretora da Pantone no Brasil.

Uma curiosidade: segundo estudos, o azul é a cor preferida de 45% das pessoas no mundo, sendo também o tom que causa menos aversão nas culturas. O azul amplia ainda o nosso senso de tempo e impacta positivamente na produtividade. Não é à toa que essa é uma cor escolhida com frequência em escritórios e fábricas.

Como usar o Classic Blue na decoração?

Os revestimentos, os móveis e os objetos de decoração são os itens que mais podem se beneficiar das aplicações do classic blue. A neutralidade da cor faz com que ela dê “match” com todas as outras.

Antenada com as tendências, a Roca Cerámica apresenta diversas linhas que conversam com esse tom – como é o caso do revestimento Chroma, impactante. Com referência nas tábuas de demolição, coloridas e desgastadas pelo tempo, a linha reproduz todos os veios e variações da madeira.

Quando paginadas, as réguas são reorganizados de forma aleatória e os diferentes desenhos exibem uma harmonia inusitada. A superfície das peças são uniformes e recebem um leve polimento, realçando as marcas de desgaste. O formato longilíneo das peças e o tom azulado conferem um toque contemporâneo e revisitam o material original, revelando uma nova proposta visual.

Profundo como o Classic Blue, o revestimento Flow é perfeito para paginações diferenciadas. A linha conta com uma paleta completa, com vinte tonalidades, e aposta no formato english brick.

Mais suave, a linha Brush trabalha o tom em uma pegada artesanal, trazendo o efeito do tie-dye para as paredes.

A linha Marble Nouveau, por sua vez, explora o tom ligado ao mármore, exótico e cheio de personalidade. A base navy sobreposta por veios que vão do nude ao ouro garantem sofisticação a todo ambiente.

Compartilhe:

Relacionados