Expo Revestir 2022: confira os destaques

expo revestir

A Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, completou 20 anos em 2022, permanecendo uma das maiores referências no mercado. Pela primeira vez, apresentou um formato híbrido – presencial e digital – e contou com a presença da Roca Cerámica em uma participação para lá de especial!

Além de apresentar diversas novidades ao público, entre elas os novos lançamentos dos SuperFormatos, a Roca Cerámica também foi premiada com dois troféus Best in Show pelo produto pioneiro Mineral Lab.

A Expo Revestir é uma feira que reúne, todos os anos, as principais empresas da área de revestimentos, incluindo produtores de cerâmica, porcelanato, metais e madeiras, além de profissionais ligados à cadeia da construção, como engenheiros, arquitetos, designers, construtores, azulejistas, profissionais da comunicação (jornalistas e influenciadores digitais) e muito mais. 

Quer saber os detalhes desta edição? Continue a leitura deste artigo! 

O que é a Expo Revestir? 

A Expo Revestir acontece anualmente na Transamérica Expo Center, em São Paulo e é considerada a maior exposição de revestimentos da América Latina. Em 2022, comemorou a sua vigésima edição, se consolidando como um evento referência para profissionais e empresas que buscam soluções inovadoras, novidades, tendências e informações relevantes para o setor de revestimentos. 

O evento, que teve início em 2003, antes ocupava apenas três pavilhões do Transamérica Expo Center. Após essas 20 edições, a Expo Revestir cresceu o suficiente para atrair público e expositores capazes de lotar sete pavilhões, reunindo profissionais de várias cidades do país e do mundo. 

É importante destacar que esse é um evento promovido pela ANFACER — Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres, grupo consolidado que atua há 35 anos como representante da indústria de revestimentos com o objetivo de estimular o seu desenvolvimento, melhorar a competitividade e ampliar o mercado para exportações. 

A ANFACER é composta por um conselho administrativo que reúne os principais empresários do setor com o intuito de ampliar o uso de tecnologia para melhorar a qualidade dos produtos em geral, além da adequação dos revestimentos ao padrão internacional.

Essas medidas colocam o Brasil em uma posição de destaque no mercado no que diz respeito à produção de revestimentos uma vez que o país aparece como o terceiro maior produtor e segundo maior consumidor. Vale destacar ainda que os produtos brasileiros já são exportados para 110 países. 

Esse destaque internacional favorece a busca constante por inovação, criando o cenário ideal para que a Expo Revestir consiga trazer grandes novidades todos anos, proporcionando muita troca de conhecimento. 

Qual é o objetivo da exposição?

Em 2022 a Expo Revestir aconteceu de forma híbrida, como falamos anteriormente, algo inédito na história do evento. Isso pode ser bastante positivo, uma vez que traz as vantagens do digital, como alcance e acessibilidade, mas, ao mesmo tempo, a interação presencial, essencial para a troca de informação. Vale destacar que cada um desses momentos têm objetivos diferentes. 

Os encontros digitais têm como principal objetivo realizar o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), além de trazer as principais tendências, novidades e lançamentos. Esse momento virtual conta ainda com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais e, apesar de ser aberto, é destinado principalmente a profissionais e estudantes das áreas relacionadas à construção e design. Além disso, haverá diversos conteúdos exclusivos, produzidos pelos parceiros do evento. 

Por outro lado, o encontro presencial marcou a volta do evento no ambiente físico que tem como principal marca a conexão de negócios e a criação de networking entre os participantes e parceiros. Isso, claro, sem contar a exposição de tendências e novidades. A exposição presencial é voltada para os profissionais da construção, principalmente engenheiros, designers de interiores, arquitetos e revendedores, por exemplo. 

No total, a Expo Revestir reuniu 215 eventos simultâneos durante 3 dias, 68 palestrantes em transmissões ao vivo e diversos eventos promovidos pelos parceiros e expositores. 

De forma geral, podemos dizer que o principal objetivo da Expo Revestir é promover a troca de conhecimento entre os profissionais do setor. Em 2022, esse lema foi potencializado com o formato híbrido, já que permitiu que a mensagem, que está no DNA do evento, pudesse chegar a muito mais pessoas. Ao se inscrever, o participante pode vivenciar seminários, bate-papos e workshops promovidos pelos parceiros da feira. 

expo revestir

Como foi a Expo Revestir de 2022?

Ao longo de 20 edições, a Expo Revestir sempre inovou e conseguiu trazer as principais novidades e tendências do mercado. Seja no que diz respeito aos produtos expostos, aos conteúdos debatidos e, até mesmo, no formato do evento.

Reencontrando o público após dois anos longe do formato presencial, a feira reuniu grandes nomes da arquitetura e do design para um networking entre o que há de mais avançado no mercado. Para a Roca, além de mostrar os lançamentos em cores e formatos, as soluções inteligentes para o dia a dia, alinhadas com sustentabilidade e tecnologia, também marcaram terreno.

Na ocasião, podemos citar como tendências um apelo maior ao bem-estar, materiais com maior facilidade de higienização, maior proximidade com a natureza, dessaturação, valorização do aspecto artesanal, valorização dos SuperFormatos e conexão com emoções.

A Roca Cerámica apresentou à Expo Revestir produtos com bastante versatilidade e com aspecto mais moderno, cujo intuito seja facilitar o dia a dia do público, além de seus grandes sucessos. Como carro-chefe, o resgate do mármore como sinônimo de sofisticação e elegância em 22 novas linhas.

“Após equilibrar nosso portfólio ousado com opções mais neutras e aconchegantes, em 2021, apostamos agora em expandir a linha de mármores, por sua beleza atemporal, trazendo à cena novos exóticos que ampliam nossa paleta de cores”, afirmou Simone Lurensi, Gerente de Desenvolvimento de Produto da marca.

Lançamentos da Roca Cerámica

Inovação, tecnologia e alto padrão de qualidade são pilares essenciais para a Roca Cerámica E é justamente por isso que não poderia ficar fora da edição de 2022 da Expo Revestir, evento que também preza pela inovação e tecnologia. A seguir, vamos apresentar um pouco mais sobre a nossa participação na feira e um pouco sobre a coleção 2022. Acompanhe! 

Lançamento do novo portfólio de produtos 

Não há dúvidas de que a Expo Revestir é uma ótima oportunidade para o lançamento de um novo catálogo. Afinal, o evento está repleto de diversos profissionais da construção e de design de interiores. Por essa razão, as empresas usam o espaço como vitrine, conseguem fazer grandes vendas e até mesmo obter feedbacks de seus produtos. É por isso que nós da Roca Cerámica apresentamos nosso novo portfólio de produtos durante o evento. 

Destaques de lançamentos 

A Roca Cerámica traz para sua coleção de 2022 a redescoberta e a ressignificação dos mármores. A marca também ampliou sua linha de SuperFormatos — peças em tamanhos que podem chegar a 120 x 250cm — , além de se destacar por outras tecnologias pioneiras. A empresa se destaca, ainda, por ser a primeira fabricante nacional a investir na Análise do Ciclo de Vida (estudo dos processos e produtos no meio ambiente). 

A nova coleção também traz mais uma inovação ao inserir a tecnologia Biosafe em todas as lâminas SuperFormatos. Essa é uma tecnologia que ajuda a combater vírus e bactérias por toda a vida útil do porcelanato. 

A coleção 2022 traz, ao todo, 30 estampas, que variam das mais clássicas às mais exóticas. Confira a seguir! 

Calacata Renoir

A Série Calacata Renoir amplia a coleção de mármores exóticos da Roca Cerámica. A reprodução fiel da pedra natural em placas SuperFormato 120×250 de apenas 7mm de espessura imprime uma estética atemporal aos porcelanatos. O acabamento Micro Crystal realça o brilho da superfície, confere profundidade e torna o desenho mais nítido.

Veios marcantes e fluídos percorrem toda a superfície das peças e se encontram de forma perfeita. O diferencial está na combinação em book-match das faces A, B e C que apresentam design contínuo dos veios entre elas.

Rosso Lepanto

O Mármore Rosso Lepanto é uma rocha extraída na Turquia. Possui um fundo vermelho cereja profundo e intenso que contrasta com veios brancos marcantes. É um dos mármores mais raros encontrados na natureza, característica que o torna exótico e desejado.

Os porcelanatos da Série Rosso Lepanto, no formato 120×250, são inspirados na pedra natural e reproduzem todas as nuances e variações de desenho. São apresentados na versão Micro Crystal com brilho intenso e alta definição. A naturalidade da rocha é reforçada pelo amplo formato das placas que podem ser aplicadas em pisos ou paredes com juntas quase imperceptíveis ou revestir tampos, bancadas ou elementos de arquitetura como lareiras e painéis.

Limestone

Rocha originária da Turquia e Espanha, está cada vez mais presente em projetos de arquitetura devido à sua versatilidade. Toda a sutileza de cores e ausência de veios e desenhos marcantes são reproduzidos com fidelidade pela Série Limestone com emprego de alta tecnologia HD. As lâminas SuperFormatos com dimensões que impressionam podem ser utilizadas em pisos ou paredes, além de tampos e bancadas.

A diversidade de acabamentos também é um diferencial da série. Disponíveis nas versões ABS (120X120), mate e polida (120X120 e 120X250), podem ser aplicadas em ambientes com diferentes necessidades de uso com juntas mínimas de assentamento, inclusive em áreas externas, para evidenciar o aspecto da pedra natural. 

Madras

Os revestimentos da Série Madras foram inspirados na técnica têxtil originada em Madras na Índia. Os padrões listrados e xadrezes das tramas de seda e algodão trazem movimento e leveza aos tecidos. Esta característica também foi transportada aos revestimentos 40X120 com acabamento mate e relevo geométrico.

A aplicação com junta mínima de 1mm resulta em painéis contínuos de efeito único, valorizados ainda mais pelo efeito “luz e sombra” da iluminação indireta.

Marble Noveau

O mármore há milênios é objeto de desejo na arquitetura, seja por sua estética atemporal ou pela diversidade de padrões. Com uma seleção cuidadosa de rochas originárias de jazidas ao redor do mundo a Roca amplia sua coleção de mármores exóticos. Pelas mãos da marca, a extração deliberada cede lugar à responsabilidade ambiental.

Com um alto investimento em tecnologia os porcelanatos alcançam formatos que chegam a 120X250 e reproduzem fielmente os mármores, com todas as nuances de cor, veios e texturas, além de uma performance superior quando comparados à pedra natural. Uma proposta que alia beleza, tecnologia e sustentabilidade.

Marron Emperador

Os mármores sempre foram fonte inspiradora para projetos únicos por sua estética atemporal e versatilidade de uso. A Série Marrom Emperador é a personificação do mármore espanhol de mesmo nome. É um clássico em qualquer uma de suas versões. Sua superfície explora as nuances cromáticas do marrom com veios abertos em tonalidades claras e escuras que se distribuem de forma irregular por toda a peça.

A fidelidade na reprodução da pedra natural e a alta tecnologia empregada na fabricação das placas a torna uma escolha segura, prática e sustentável. O SuperFormato 120×250 amplia suas possibilidades de uso para tampos, bancadas e detalhes personalizados. Quando aplicado em pisos e paredes, as duas versões de acabamentos, mate e polida, permitem integrar áreas com diferentes usos e manter a unidade estética.

Nilo

A Série Nilo traz um padrão geométrico comum e significativo nas civilizações egípcias antigas, ligado ao conceito de transcendência e perfeição, assim como o revestimento para parede “total white”, com acabamento mate. Quando paginadas lado a lado com junta mínima de 1mm, as peças com maxi relevo revelam uma terceira dimensão e criam superfícies surpreendentes

Stucco

A Série Stucco foi inspirada na técnica ancestral italiana, comum em Veneza, que busca trazer às paredes a aparência destonalizada das rochas. A superfície mate traz pontos de brilho, característicos da textura original e a paleta de cor com cinco opções de cores suaves e aveludadas proporciona sensação de aconchego.

Já o toque contemporâneo vem das dimensões generosas das placas SuperFormatos, com 120×250 e apenas 7mm de espessura.

Prêmio Best in Show 2022

Para encerrar a participação em grande estilo, a Roca Cerámica conquistou dois troféus Best in Show da Expo Revestir: o melhor porcelanato para paredes e fachadas e o melhor porcelanato de toda a feira! Ambos pela tecnologia Mineral Lab – um dos mais ousados lançamentos da marca nos últimos anos.

Os prêmios são concedidos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneras (Anfacer). 

“Estamos muito felizes com essa conquista, que ressalta que estamos no caminho certo, com propostas inovadoras e surpreendentes, trazendo o que há de melhor em tecnologia e design de produto”, comemorou Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Cerámica.

Mais sobre o Mineral Lab

Com o Mineral Lab, a Roca Brasil Cerámica dá um salto de tecnologia aplicada, criando uma nova categoria de produto, passando da impressão 2D para a 3D e conquistando um novo universo de texturas.

Ao resgatar a elegância dos minerais nobres, a espontaneidade da arte milenar da cerâmica e o mais alto padrão em tecnologia, o Mineral Lab – cujo catálogo se inicia com a linha Fusion, encanta pelas infinitas possibilidades resultantes de peças únicas. Conheça os detalhes. [HYPERLINK PARA POST DO MINERAL LAB].

Reveja os melhores momentos

Assista aos melhores momentos da Roca Cerámica na Expo Revestir 2022:

Detalhes do showroom:

Confira também os registros de alguns de nossos parceiros:

Participar da Expo Revestir é uma grande oportunidade para profissionais, fabricantes e expositores que querem estar inseridos em um ambiente de inovação e tecnologia no que diz respeito a revestimentos. E é por isso que nós da Roca estamos sempre marcando presença com muitas novidades relevantes para o seu dia a dia.

Gostou? Acesse o catálogo completo! Nos vemos em 2023.

Compartilhe:

Relacionados