Cobogó: quais as vantagens de utilizar e como combinar com outros revestimentos

O cobogó é um item tipicamente brasileiro, que foi criado em 1929 mas popularizou-se apenas na década de 1950. Originário de Recife, o cobogó recebeu esse nome graças a junção das primeiras sílabas do sobrenome dos seus criadores: Coimbra, Boeckmann e Góes.

Resumidamente, os cobogós são revestimentos de parede vazados que foram desenvolvidos com o objetivo de levar mais privacidade para as áreas externas das casas. Os desenhos foram inspirados no muxarabis, treliças de madeira características da arquitetura árabe e amplamente utilizadas nas casas nordestinas nos anos 50.
Devido a sua funcionalidade, os cobogós ainda são muito utilizados em diversas regiões do país. Logo, nada mais justo do que dedicar um texto a esse item característico do Brasil. Continue a leitura e conheça os benefícios de utilizá-lo e como realizar a combinação com outros revestimentos.

Vantagens de utilizar o cobogó

01. Deixa o ambiente mais iluminado

Provavelmente, essa é a principal vantagem do cobogó. Por ser vazado, ele consegue separar diferentes áreas da casa e, ao mesmo tempo, permite a entrada de luz no ambiente. Por esse motivo, ele comumente é utilizado na cozinha, tendo em vista que esse é um cômodo que exige uma boa iluminação para o preparo dos alimentos.

Além disso, seus recortes fazem com que a luz do sol, ao incidir diretamente sobre eles, formem sombras com desenhos incríveis.

02. Ambientes arejados

Outra vantagem de utilizar os cobogós é que eles também permitem a passagem de vento, tornando os cômodos mais arejados. Portanto, se você for construir em regiões mais quentes, utilizar cobogó ao invés de uma parede convencional pode ser uma ótima forma de levar frescor ao ambiente.

03. Diversidade de modelos e materiais

Devido a sua popularidade, conseguimos encontrar cobogós em diversos modelos e materiais, comprovando a sua versatilidade de uso.

O cobogó de vidro pode ser uma boa opção para aqueles que possuem um estilo moderno, clean e desejam acrescentar leveza ao ambiente. Já os cerâmicos, permitem que você os pinte da cor que preferir, sendo uma ótima oportunidade para acrescentar cor ao local.

Outro material muito utilizado para confeccionar cobogós é o concreto, o tornando uma peça-chave de muitos projetos que seguem um estilo industrial.

Como combinar com outros revestimentos

01. Revestimento neutro e cobogó colorido

Em alguns cômodos, como a cozinha, acabamos investindo em revestimentos e decorações mais neutras. Talvez, o principal motivo seja o receio de adotar uma paleta de cores fortes e acabar enjoando.

No entanto, esse é um local que também exige boa iluminação. Portanto, os cobogós podem ser grandes aliados, uma vez que permitem a entrada de luz natural e ainda conseguem levar cor ao local.

Sugestão Roca Cerámica de combinação:

02. Revestimento de madeira e cobogó de cerâmica

Os revestimentos amadeirados agregam conforto e aconchego aos ambientes, principalmente os que possuem acabamento acetinado.

Uma sugestão para quem deseja construir um cômodo aconchegante e com um toque rústico, seria realizar o mix entre porcelanatos com estampa de madeira e cobogós em cerâmica. Essa combinação é a garantia de um ambiente confortável e com traços campestres.

Sugestão Roca Cerámica de combinação:

03. Revestimentos estampados e cobogó

Uma das principais vantagens dos revestimentos, é que conseguimos encontrá-los em diferentes estampas. Dessa forma, fica bem mais fácil combiná-los com outros itens, como o cobogó.

As combinações são inúmeras. No entanto, temos algumas sugestões infalíveis! A primeira seria harmonizar os cobogós com revestimentos que possuem estampas de tijolinhos, assim é possível criar um ambiente marcante e delicado.

Sugestão Roca Cerámica de combinação:

Outra alternativa é mesclar revestimentos estampados com cobogós coloridos. Essa é uma escolha ousada, mas que garante um ambiente arrojado.

Após a leitura, esperamos que você esteja empolgado para acrescentar esse item em seus projetos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Compartilhe:

Relacionados