Conheça o Roca NeuroLAB Experience, primeiro laboratório de neurociência aplicado à arquitetura no Brasil

neuroarquitetura roca

Como você imagina os lares do futuro? Cada vez mais, palavras como conforto, aconchego e bem-estar vem a tona quando esse é o assunto – e não é para menos, já que passamos grande parte de nossas vidas em ambientes construídos, que interferem diretamente na saúde humana. Por aqui, acreditamos que cada vez mais precisamos de espaços humanizados e, para ajudar a projetá-los, a neuroarquitetura vem como aliada.

Apesar do nome complicado, o termo neuroarquitetura vem da soma de conhecimento de duas ciências principalmente – a neurociência e a arquitetura. Além dos conhecimentos de neurociência e arquitetura, a psicologia, antropologia e outras ciências caminham lado a lado para criar cenários mais confortáveis, que ajudam as pessoas a viver melhor, tanto física quanto emocionalmente. Ainda que seja um estudo relativamente novo, é de extrema importância que os profissionais da área estejam atentos e, por isso, a Roca Cerámica se uniu com a NeuroArq Academy, expert no assunto, para criar o primeiro laboratório de neurociência aplicada à arquitetura no Brasil: o Roca NeuroLAB, que será inaugurado em junho, em nosso showroom.

O que é o Roca NeuroLAB?

Com 145 m², o Roca NeuroLAB foi projetado para dar vida a um experimento científico que, com os conceitos da neuroarquitetura, busca por soluções que impactam positivamente nosso estilo de morar. A experiêcia interativa será aberta para profissionais da arquitetura convidados, que, através de sua vivência no NeuroLAB, contribuirão diretamente para a pesquisa liderada pela NeuroArq Academy, que posteriormente será publicada.

A experiência marca o início da parceria da Roca Cerámica com a NeuroArq Academy, em busca de soluções para ajudar arquitetos e designers a pensarem em ambientes melhores, que proporcionem bem-estar.

Para a experiência, gadgets da mais alta tecnologia permitirão medir respostas fisiológicas dos participantes, como batimentos cardíacos e micro alterações na condutibilidade da pele das mãos através do suor – coletando dados que permitem analisar como nossos corpos e cérebros reagem a espaços e estímulos.

Além do laboratório, seguiremos por aqui com diversos conteúdos sobre o tema, apresentando com mais detalhes o que é e qual a importância da neurociência para a arquitetura.

Para ter acesso aos conteúdos exclusivos e aprender mais sobre neuroarquitetura, continue nos acompanhando!

Compartilhe:

Relacionados