Cantinhos de fé e de boas energias em casa

Independentemente da religião ou da filosofia de vida de cada um, não é de hoje que os espaços sagrados vêm ocupando um lugar especial dentro de casa, seja para os momentos de oração, meditação ou relaxamento. Seja uma residência grande ou um apartamento pequeno, todo lar pode receber um altar para preces ou um cantinho para leituras e reflexões.
Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, pedras, objetos, entre outros elementos contam um pouco da atmosfera desse espaço, que tem tudo a ver com bem-estar e, consequentemente, tudo que nos impacta através de algum dos sentidos irá nos trazer uma percepção e uma resposta neurofisiológica. Por isso, também pode ser associado aos elementos que compõem os projetos quando falamos de pensar em como usufruir dos conhecimentos da neuroarquitetura.
Há quem prefira dedicar uma área mais reservada para criar um cantinho espiritual, seja para a meditação de todos os dias, seja para a prática de ioga, pilates e outras atividades de autocuidado. Há quem prefira ter, logo na entrada da casa, o santo de devoção, um altar e deixar em evidência a fé que protege a família. Na CASACOR São Paulo 2023, por exemplo, um dos destaques foi a Morada do Samba, do arquiteto Marcelo Salum fez uma homenagem à cultura africana, que ajudou fortemente a construir a identidade brasileira com suas cores, texturas, ritmos, religiosidade e simbologias. Quem passou por lá, certamente, se surpreendeu com a grande e destaca imagem de São Jorge.
A definição do que será colocado no altar depende muito da energia de cada um e da crença, assim como daquilo que faz a conexão com a espiritualidade. Podemos incluir flores, imagens, velas e quaisquer outros itens com uma referência especial ou memórias afetivas. Os cristais, com significados de boas energias para tantas pessoas, também funcionam como espécies de amuletos em casa.
O importante de tudo isso é ter um lugar só seu, seja para meditar, orar, relaxar, além disso, pausar e ter um momento de conexão é muito importante. Diversas práticas espirituais e meditativas podem ajudar a desacelerar, afastar o estresse e, consequentemente, diversas doenças.
Iluminação
A iluminação também é um item para ser lembrado, de preferência que seja algo leve e tranquilo para meditar ou fazer orações. Há também cores que possuem simbolismos de acordo com a religião, para os católicos, por exemplo, a luz vermelha está associada ao fogo do Espírito Santo.
Para esse tipo de ambiente, uma recomendação são as lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K), que propiciam a sensação de calmaria. Peças de iluminação com luzes indiretas são bem-vindas, pois auxiliam no bem-estar. Entre os exemplos estão os abajures com cúpulas.
Outra dica é a prática da cromoterapia. Por isso, a iluminação certa pode ser a solução perfeita para reequilibrar e harmonizar as energias, algo essencial para a saúde física e mental! Nesse caso, a indicação é pelas lâmpadas LED RGB, que realizam uma série de combinações de cores diferentes.

Compartilhe:

Relacionados