Metalizados na decoração: aposte nesta tendência

O uso dos tons metalizados começou no mundo da moda e, aos poucos, conquistou o universo da decoração. Eles são peças-chave para ambientes sofisticados, glamourosos e cheios de personalidade.

Sempre antenada nas tendências e buscando proporcionar praticidade e elegância, a Roca Cerámica oferece diversos revestimentos metalizados em tons de dourados, prata, cobre e aço. Um dos representantes mais famosos são os produtos da Série Luthier, que unem a tradicional Art Déco com a modernidade do acabamento metalizado.

Ao longo do texto, iremos mostrar outras séries que trabalham com tons metálicos e várias dicas de como utilizar essa tendência na decoração da sua casa!

Cores principais

Prata

O prateado está ganhando muito espaço na decoração, o principal motivo é a facilidade em realizar combinações com outras cores. Essa tonalidade está presente em itens decorativos e nas peças confeccionadas em alumínio, prata ou aço. Uma forma prática de adicioná-lo na decoração, é com o uso de espelhos, que além de combinarem com diversos estilos, garantem amplitude ao local.

Outra alternativa é apostar em móveis prateados, como penteadeiras, criados-mudos e gaveteiros. Para os mais discretos, os objetos de decoração, como lustres, abajures e vasos, podem ser uma boa opção.

Dourado

O dourado está intimamente ligado à riqueza, por esse motivo sempre foi utilizado em construções nobres, como museus, igrejas e templos.

Atualmente, existem diversos materiais que o substituem e possibilitam o uso do dourado na decoração. Essa tonalidade é utilizada principalmente por aqueles que desejam acrescentar sofisticação e personalidade ao ambiente.

No entanto, por ser uma cor impactante, são necessários alguns cuidados no momento de realizar combinações, para garantir que o ambiente não fique carregado visualmente. Portanto, recomenda-se utilizar nuances neutras, como preto, branco e marrom.

Abaixo, temos um projeto que utilizou o revestimento da Série Block para a composição de um quarto. O revestimento, além de ser metalizado, também possui relevo 3D. Portanto, foram utilizadas tonalidades neutras e estampas lisas para garantir um cômodo sofisticado e harmônico.

Cobre

Assim como os outros tons metalizados, o cobre se destaca no ambiente e confere modernidade ao espaço. Essa tonalidade se adequa aos diferentes estilos de decoração, podendo ser incorporada tanto em pequenos detalhes, quanto na mobília e paredes.

A cor acobreada possibilita diversas combinações, no entanto as tonalidades mais utilizadas são preto, cinza, branco e tons pastéis. Na primeira foto, em que foi utilizado o revestimento da Série Brick Metallic, é possível visualizar como a combinação entre cobre e bege é capaz de criar um ambiente único e arrojado.

Para conhecer com mais detalhes os revestimentos metalizados da Roca Cerámica, clique aqui.

Como utilizar metalizado na decoração

Após conhecer as principais colorações metálicas, chegou o momento de começar a utilizá-las na decoração. Para isso, reunimos algumas dicas de como acrescentar essas cores em 3 cômodos diferentes da casa. Confira!

Banheiro

No entanto, é importante levar em consideração o tamanho disponível. Para lavabos pequenos, o indicado é manter cores neutras nas paredes e utilizar apenas objetos metálicos. Já os banheiros amplos, podem investir em espelhos com bordas metalizadas e revestimentos.

No banheiro, é possível investir em objetos metalizados, como torneiras, chuveiros e saboneteiras, ou em itens decorativos nessa cor, como bandejas e cestinhos de lixo.Além desses detalhes, também é possível utilizar espelhos, luminárias e revestimentos.

Sala

A sala é o cartão de visitas da casa, por isso merecem atenção especial na decoração. Nesse cômodo, mesinhas de centro, lustres e vasos metálicos combinam muito bem. Entretanto, as paredes são a peça chave do ambiente, por isso os revestimentos metalizados podem ser grandes aliados para aqueles que desejam uma sala moderna e personalizada.

Na primeira foto, temos um projeto que utilizou o revestimento da Série Trace para a composição da sala. Por apresentar uma estampa metalizada e que merece destaque, foram utilizados móveis neutros, garantindo um ambiente harmônico e equilibrado.

Quarto

O quarto é nosso local de descanso e deve nos proporcionar a sensação de conforto. Portanto, é necessário cautela no momento de utilizar cores metalizadas, para que o ambiente não fique visualmente cansativo.

Uma alternativa é utilizar a cor rosé gold, pois ela consegue deixar o ambiente delicado e aconchegante.

Após essas dicas e sugestões, esperamos que você aposte na tendência dos tons metalizados na decoração da sua casa!

Compartilhe:

Relacionados