O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE REFORMAR UMA CASA PARA EVITAR DESPERDÍCIOS E ECONOMIZAR NA OBRA?

Reformar uma casa e deixá-la de acordo com o seu projeto arquitetônico é algo que envolve diversas etapas e pode levar bastante tempo. Ainda assim, a satisfação de ver a sua obra finalizada e tomando vida é algo difícil de explicar em palavras. Porém, para que tudo saia conforme o esperado, é importante pensar em quais passos seguir no período pré, durante e até mesmo após a reforma. Afinal, o objetivo é fazer com que o resultado da reforma seja mantido por anos, não é mesmo?

Esses passos vão desde um bom planejamento, passando pela organização financeira, pelas autorizações necessárias e pela boa gestão da obra. É um processo que pode envolver profissionais de áreas variadas e, como dissemos anteriormente, levar tempo para ser concluído.

Assim sendo, para que esse processo seja positivo, de muito aprendizado e realizações, separamos para você algumas dicas que vão te ajudar na missão de reformar uma casa, pensando em evitar desperdícios e garantindo mais economia para o seu bolso. Confira!

O que é preciso fazer antes de reformar uma casa?

Pois bem, então você decidiu que quer reformar uma casa, certo? O primeiro passo é começar a planejar como você deseja desenvolver esse projeto. O planejamento é a parte inicial do projeto. Para fazer o seu planejamento, temos algumas dicas para você:

AVALIE SEUS OBJETIVOS COM A REFORMA

O que você deseja alcançar com esse projeto? Qual é o motivo que fez com que você tomasse a decisão de reformar uma casa? Ter uma boa razão para fazer a reforma é o que fará você lembrar, a todo momento, o quão vale a pena investir nesse processo. Esse deverá ser o seu norte durante todo o projeto, mantendo sempre o foco naquilo que você deseja alcançar ao final dele.

Também, é o que evitará as escolhas mal feitas, afinal: se você sabe muito bem o que procura, terá maiores chances de acertar nas escolhas da reforma. Isso vale para os revestimentos, iluminação, móveis e demais elementos que irão transformar a sua casa.

BUSQUE INSPIRAÇÃO

Use e abuse de todos os materiais e canais disponíveis para você se inspirar antes de reformar uma casa. Você pode usar desde a internet, passando pelos livros de decoração, séries e filmes de TV, entre outros.

Dentre as diversas facilidades que a tecnologia trouxe para nós, uma delas, com certeza, é a facilidade em encontrar inspirações de maneira prática e na palma da sua mão. As inspirações te ajudarão a compreender melhor o estilo arquitetônico que você deseja seguir na sua reforma e, também, poderá guiar os demais profissionais que farão parte do projeto.

FAÇA UM PROJETO

Agora que você já tem um bom objetivo e excelentes inspirações para reformar uma casa, é hora de começar a tirar essas ideias do papel e, efetivamente, iniciar o projeto.

O projeto é o que irá te auxiliar a visualizar de forma mais concreta a obra, garantindo que ela seguirá as normas necessárias, seguirá os prazos que você deseja cumprir e, é claro, contará com todos os elementos que você deseja.

DEFINA O ORÇAMENTO

Definir o orçamento da obra é um passo essencial antes de começar a reformar uma casa. Assim sendo, desde o início, já saiba qual é o limite de gastos para o seu projeto.

É com esse valor definido que você poderá começar a buscar pelos materiais e pelos profissionais que irão fazer parte do projeto sem que ele saia da sua realidade financeira.

Não tenha preguiça de fazer cotações com diversas empresas e negociar com os fornecedores. O ideal é sempre buscar pelas melhores condições de custo-benefício. Afinal, nem sempre a opção mais barata é a melhor para você. Se necessário, organize uma lista de prioridades para reformar a sua casa e siga-a, definindo o que é mais importante para você.

ESCOLHA OS MATERIAIS E ACABAMENTOS

Com o orçamento estabelecido, você pode começar a sua busca pelos materiais e acabamentos que irão dar forma para a sua casa. Neste cenário, duas dicas extremamente relevantes são:

  • Adquira materiais de qualidade;
  • Cuidado com o desperdício.

Para escolher materiais de qualidade, não hesite em pedir indicações de pessoas que você confia e, também, pesquisar na internet sobre a reputação das empresas. Assim, você terá uma maior certeza na hora de adquirir os materiais.

Para evitar o desperdício, a dica é sempre fazer um cálculo o mais aproximado possível da realidade, garantindo que você compre produtos na quantidade certa. Também, evite a compra por impulso – que, ao final, pode virar desperdício – e lembre-se de armazenar os materiais de forma adequada.

Normalmente, o descarte médio de uma obra é de 20%. Com um planejamento bem feito, materiais de qualidade e uma boa mão de obra, você pode minimizar esse problema.

Programação financeira

Após o planejamento para reformar uma casa, chega a hora de você fazer a sua programação financeira. Como já dissemos anteriormente, saber qual é a quantia limite que você poderá investir no projeto é fundamental. E essa programação passa por duas grandes etapas:

PLANEJAMENTO DA OBRA POR FASE

Você deve compreender que a obra passa por fases diferentes – e que, dependendo do serviço a ser feito, as fases precisarão de planejamentos específicos.

Por isso, uma dica é: evite comprar lá no início do projeto todos os materiais em um único fornecedor. Vá adquirindo os produtos de acordo com a fase da reforma. Esse cuidado ajuda a evitar o desperdício, a economizar dinheiro e a acompanhar mais de perto os seus gastos durante todo o projeto.

CRIE UM CRONOGRAMA DE REFORMA

Como dissemos: uma reforma passa por diferentes fases. Assim sendo, é importante você criar um cronograma para a obra que acompanhe essas fases em seu calendário.

Esse cuidado fará com que você saiba quando é a hora de partir para uma nova etapa e, se necessário, contar com o trabalho de outros profissionais para dar andamento ao projeto.

Obtenha as autorizações necessárias para reformar uma casa

Reformar uma casa também pode exigir um cuidado com a documentação do imóvel, mas isso varia.

Se a obra for simples, como por exemplo a pintura na parede ou a troca de um piso, por exemplo, não é necessário ter em mãos os documentos técnicos. Porém, se a reforma envolve a criação de novas passagens ou a retirada de paredes, é fundamental que você tome os cuidados exigidos pela lei.

Algumas das autorizações que podem ser necessárias para você reformar uma casa são:

  • Norma das Reformas: válida para reformas de edificações. Estabelece requisitos para os sistemas de projetos, execução, processos e segurança a serem seguidos durante toda a obra;
  • ART ou RRT: a exigência da supervisão de um profissional habilitado de arquitetura ou engenharia durante a reforma;
  • Alvará de reforma: dependendo das obra, pode ser necessário solicitar um documento na prefeitura municipal ou no órgão de urbanismo responsável, onde o profissional irá descrever os serviços que serão executados;
  • Condomínios: em condomínios normalmente é exigido o laudo de um arquiteto ou engenheiro registrado no conselho regional da profissão. Com base nesse laudo, a administradora do condomínio ou o síndico podem autorizar a obra, fazer ressalvas, ou até mesmo proibi-la, caso ela traga riscos.

Faça a gestão da obra de perto

Para garantir o sucesso ao reformar uma casa, acompanhe sempre de perto o processo e lembre-se de contar com uma boa equipe ao seu lado. Por isso, algumas dicas finais para você passar por esse processo de forma positiva, garantindo que a reforma saia conforme o esperado, são:

  1. Contrate profissionais capacitados em todas as etapas da reforma;
  2. Esteja preparado para os imprevistos que podem surgir durante o projeto;
  3. Mantenha a limpeza da obra em dia;
  4. Não tenha pressa e, por fim…
  5. Aproveite!

Pense que tudo o que você está passando logo acabará. Então, por mais que a obra seja demorada e custosa, ela irá acabar em breve. Assim sendo, aproveite o momento!

Ah, e se além de reformar uma casa você também está em busca de reformar a área externa, com piscina, confira esse nosso texto e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhe:

Relacionados