Neuroarquitetura: como os ambientes afetam nosso cérebro

Em uma de nossas lives no Instagram, a nossa gerente de Marketing Manager, Christie Schulka, explicou sobre neuroarquitetura e sua importância para os profissionais da área.

Para possibilitar que todos tenham conhecimento sobre esse assunto incrível, reunimos nesse texto os pontos principais levantados durante a transmissão ao vivo. Confira!

O que é neuroarquitetura

Neurobusiness é uma área em processo de expansão e corresponde basicamente em aplicar os estudos sobre o comportamento humano ao mundo dos negócios. Como resultado, originou-se o conceito de neuroarquitetura, que uniu os conhecimentos sobre neurociência e arquitetura.

O estudo da neuroarquitetura colabora na compreensão de como o cérebro reage a determinados espaços e possibilita que arquitetos e designers desenvolvam projetos que impactam positivamente as pessoas e as proporcionam bem estar. Essa relação entre o ambiente externo e o cérebro é possível graças aos nossos sentidos básicos (visão, audição, tato e olfato), que identificam as informações do meio externo e a levam até o cérebro, criando sensações distintas que, quando atreladas às nossas experiências de vida, determinam a forma como iremos reagir a determinados ambientes.

Neuroarquitetura e os sentidos

Após compreender o conceito da neuroarquitetura, iremos mostrar com exemplos práticos como alguns aspectos da arquitetura conseguem despertar sensações positivas por meio dos nossos sentidos.

Visão

Muitas pessoas sabem que as cores são capazes de nos transmitir diferentes sensações, como paz, serenidade ou agitação. No entanto, a neuroarquitetura vai além, ela avalia qual a experiência pessoal que a pessoa tem com determinada coloração e se ela será capaz de proporcionar bem estar.

Outro fator visual que desperta boas sensações, são as formas simétricas e os ambientes harmônicos. Então, quanto mais organizado um espaço estiver, maior será a sensação de conforto psicológico.

Audição

Os sons também são capazes de gerar sentimentos positivos, como por exemplo o sentimento de felicidade quando escutamos nossa música preferida. Isso ocorre devido a liberação da serotonina em nosso organismo.

Por esse motivo, muitos projetos utilizam música ambiente e sons da natureza, pois ambos conseguem proporcionar a sensação de bem estar instantaneamente.

Olfato

O cheiro também impacta diretamente nas emoções que o ambiente irá nos transmitir. Alguns aromas conseguem promover a sensação de relaxamento, outros de aconchego e alguns até nos ajudam na concentração. Em função disso, cada vez mais os locais estão investindo no trabalho de aromaterapia.

Tato

As sensações que um ambiente proporciona também estão relacionadas ao que o cérebro interpreta. Quando o espaço é composto por formas arredondadas, automaticamente o cérebro o interpreta como um local confortável e seguro. No entanto, quando está repleto de objetos pontiagudos, gera o estado de alerta.

Biofilia

Outro aspecto que a neuroarquitetura leva em consideração é o conceito de biofilia, que corresponde à integração da natureza aos projetos arquitetônicos. Essa tendência vem crescendo devido aos benefícios que o contato com a natureza nos proporciona, como o bem estar, saúde e conforto emocional.

Diversos estudos comprovam que locais de trabalho com plantas aumentam a produtividade e criatividade da equipe, além de reduzir o estresse e ansiedade. Em função disso, é cada vez mais comum projetos que incorporam características do mundo natural aos espaços construídos, como fontes de água, vegetação e luz natural.

Com isso, podemos perceber que nosso cérebro reage de formas diferentes aos ambientes. Porém, é válido ressaltar que as nossas experiências de vida também irão influenciar na forma como iremos reagir. Afinal, cada indivíduo tem sua cultura que reflete diretamente em seu comportamento e no que ele relaciona como bem estar.

Portanto, é fundamental que arquitetos, designers e engenheiros compreendam como o cérebro do cliente responde aos estímulos externos e leve em consideração suas experiências de vida e cultura, assim conseguirá projetar um ambiente personalizado e que proporcione bem estar.

Para ter acesso ao conteúdo completo da live, clique aqui.

Compartilhe:

Relacionados