ART BASEL 2018

Judy Chicago

A Miami Art Basel surgiu em 2002, sendo uma vertente da Art Basel, fundada em 1979 na cidade suíça de Basel, por um trio de galeristas suíços: Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt. Ao longo dos anos, a cidade tornou-se um importante destino artístico, com uma galeria vibrante, museus de vanguarda e arte de rua de primeira classe.

O Centro de Convenções de Miami Beach foi redesenhado em um novo complexo, que leva a assinatura do escritório Fentress Architects em parceria com a Arquitectonica. O projeto ganha uma fachada ondulada, inspirada nas curvas das ondas, das arraias e recifes de corais. 

Miami Convention Center

Em sua 17ª edição, a Miami Art Basel terá 268 galerias e 29 novos participantes de 35 países das Américas, Europa, África e Oriente Médio, que mostram obras de mais de 4.000 artistas. 

Os brasileiros marcam presença, com 14 renomes do país. Dentre eles, os paulistanos Luisa Strina, Nara Roesler, Casa Triângulo, Forte D’Aloia & Gabriel e Vermelho, Bergamin & Gomide e Dan, Mendes Wood DM e Jaqueline Martins. Há também os cariocas A Gentil Carioca, Silvia Cintra + Box 4 e Anita Schwartz. Para fechar o circuito, de Curitiba estarão a Sim e a Simões de Assis.

Dentre os artistas brasileiros em destaque estão : Antônio Obá ,Sonia Gomes, Rubem Valentim, Mariana Paula, Vânia Mignone, entre outros…

Na esfera internacional, a nova-iorquina Essex Street fez uma estreia robusta na feira com grande destaque para os trabalhos de Cameron Rowland, jovem artista que discute em suas instalações a histórica tensão racial que atravessa a arte dos Estados Unidos. Ele também foi escalado para a atual Bienal de São Paulo.

No mercado internacional, as principais galerias, como a americana Gagosian e a suíça Hauser & Wirth apostaram em artistas como Richard Prince e Andy Warhol, Philip Guston, Louise Bourgeois e Larry Bell, este último um escultor minimalista da era de ouro da arte californiana com exposição em cartaz agora no Institute of Contemporary Art, em Miami.

Andy Wahrol

Lerry Bell

A semana que acontece a Art Basel (feira de arte mais importante dos Estados Unidos ) é conhecida como Miami Art Week, pois além da feira acontecem mais de 20 eventos satélite na cidade, mostrando obras de artistas contemporâneos de vanguarda e galerias de todo o mundo.

Algumas delas:

DESIGN MIAMI

A Design Miami é a feira irmã da Art Basel dedicada ao design colecionável.

FRIDGE ART FAIR

Explorando o tema “A Corda de Veludo” e o que ela simboliza, a mostra provoca o visitante a refletir sobre a evolução.

INK MIAMI ART FAIR

O evento transformou o histórico hotel Suites of Dorchester em galerias de arte distintas, cercado por um pátio verde e tranquilo.

PULSE ART FAIR

Celebrando sua 14ª edição em Miami Beach, a feira apresenta o melhor da arte contemporânea.

NADA MIAMI

A 16ª edição da feira dedica-se a mostrar novas artes e a celebrar os talentos em ascensão de todo o mundo.

Compartilhe:

Relacionados